O prólogo de A condição humana e a pergunta de Arendt: “o que estamos fazendo”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1228

Palavras-chave:

Condição humana; Reconfiguração; Animal laborans; Protagonismo.

Resumo

este artigo aborda algumas passagens do prólogo de A condição humana de Hannah Arendt e destaca algumas projeções sobre o futuro. O propósito da investigação é acompanhar a pergunta da autora sobre o que “estamos fazendo”? Este acompanhamento assinala que as realizações científicas daquela época, em meados do século XX, circunscreveram o contexto de fundo da autora. Mas, passados mais de meio século, esta pergunta feita por Arendt motivada pelas realizações científicas, deve ser recolocada em um contexto mais atualizado. O artigo se dedica a esta atualização, para tanto aprofunda as principais preocupações de Arendt com o futuro. A resposta encontrada após o desenvolvimento do texto em duas partes, ainda com o foco na pergunta sobre “o que estamos fazendo?”, reflete as dinâmicas tecnológicas e sociais dos anos mais recentes. De forma mais precisa, a resposta assinala uma preocupante ligação entre a geração de um artificialismo e a “objetividade do mundo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Soares Veiga, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Filosofia pela  Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil.

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2001.

ARENDT, H. A vida do espírito: o pensar, o querer e o julgar. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

ASSANGE, J. Quando o Google encontrou o WikiLeaks. São Paulo: Boitempo, 2015.

CRARY, J. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo, Cosac Naify, 2014.

DOMINGOS, P. O algoritmo mestre. São Paulo: Novatec Editora Ltda., 2017.

HARARI, Y.N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RUEDIGER, M. A. (Cord.) Robôs, redes sociais e a política no Brasil: estudo sobre interferências ilegítimas no debate público na web, riscos à democracia e processo eleitoral de 2018. Rio de Janeiro: FGV, DAPP. 2017. Disponível em: <http://dapp.fgv.br/robos-redes-sociais-e-politica-estudo-da-fgvdapp-aponta-interferencias-ilegitimas-no-debate-publico-na-web/> Acesso em 30 mar.2018.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

VEIGA, Itamar Soares. O prólogo de A condição humana e a pergunta de Arendt: “o que estamos fazendo”?. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 280–293, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1228. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1228. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos