A ciência como um jogo em Popper

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1239

Palavras-chave:

Ciência; Regras; Objetivo; Valores; Contexto.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a concepção de ciência de Popper recorrendo metáfora com o jogo de xadrez que ele utiliza em sua obra A lógica da pesquisa cientifica. Consideramos que por meio desta metáfora é possível percebermos que a sua concepção de ciência não se reduz ao critério lógico de falseabilidade como muitos de seus comentadores deixam entrever, nem tampouco, em definir regras metodológicas para nortear a prática da ciência. Mas, o próprio filósofo ao estabelecer tal analogia deixa claro que a ciência tem em comum com o jogo de xadrez, a existência de regras. No nosso entender essas regras, assim como o critério de cientificidade, não são suficientes para definir a prática cientifica, pois esta envolve outros elementos como: valores, objetivos, comunidade cientifica e o contexto no qual as pesquisas são realizadas. Popper pressupõe esses elementos em sua metáfora, mas não os deixa explícitos. É somente em obras posteriores, como Conjecturas e refutações e Sociedade aberta e seus inimigos que eles são claramente definidos. Pretendemos assim, trazer a tona esses elementos envolvidos no jogo da ciência em Popper de modo a dar maior clareza a sua concepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth de Assis Dias, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil. Professora de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém – PA, Brasil.

Referências

BAUDOUIN, J. Karl Popper, Lisboa, Edições 70, 1992.

CAPONI. G. A. Pautas para uma crítica da ciência realmente existência (O legado epistemológico de Karl Popper), 1992, 412f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Estadual de Campinas/São Paulo.

DELEUZE E GUATTARI. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34,1997, vol. 5.

GUTIERRE, J. H. B. “A História da ciência e a epistemologia de Popper”. In OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (org.), Ensaios sobre o pensamento de Karl Popper, Curitiba: Circulo de Estudos Bandeirantes, 2012, p. 134-144.

LAKATOS, I. Falsificação e metodologia dos programas de investigação cientifica. Lisboa, Edições 70, 1999.

POPPER, K. O realismo e o objetivo da ciência, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica, São Paulo, Ed. Cultrix, 1972.

POPPER, K. A sociedade aberta e seus inimigos, Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de Brasília, 1974.

POPPER, K. Lógica das Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1978.

POPPER, Karl R. Conjecturas e Refutações, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1982.

SAUSSSURE. F. Curso de Linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SCHILPP, P. A. The Philosophy of karl Popper. The open court publishing Co., La sale, Illinois, 1974.

WILKINS, B. T. Tiene la História algún sentido?. México: Fondo de Cultura Económica, 1983

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

DIAS, Elizabeth de Assis. A ciência como um jogo em Popper. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 327–337, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1239. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1239. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos