A autonomia da vontade em Kant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1272

Palavras-chave:

Kant; Liberdade; Razão prática; Vontade; Autonomia.

Resumo

Ao longo desse texto intencionamos desenvolver a ideia segundo a qual há uma estreita conexão estrutural entre categorias como vontade, razão, autonomia, liberdade e causalidade no interior da filosofia prática de Kant. Assim, partindo da identificação de vontade e razão procuraremos demonstrar que esse paralelismo só é possível por meio da purificação da vontade e pela atribuição de uma função prática à razão. Entretanto, somente a purificação da vontade ainda não será suficiente para permitir a identificação entre vontade e razão. Com efeito, para identificá-las devemos demonstrar como passar da liberdade da vontade, da liberdade considerada negativamente, portanto, para a liberdade da razão prática, enquanto liberdade em sentido positivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Trapp, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó – SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

TRAPP, Rogério. A autonomia da vontade em Kant. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 197–210, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1272. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1272. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos