A formação racional da opinião e da vontade na filosofia de Jürgen Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1274

Palavras-chave:

Opinião pública; Poder político; Formação discursiva; Espaço público.

Resumo

A noção de opinião pública como processo, não pode circunscrever-se unicamente sobre as bases empíricas de uma teoria, deve também enfocar a posição que essa noção ocupa no que tange à interpretação da sociedade. A abordagem de Jürgen Habermas sobre a opinião pública surge a partir de sua obra clássica sobre a Publicidade Burguesa. Como desdobramento das análises acerca da opinião pública, Habermas constrói a Teoria Normativa de Democracia, a qual se baseia nas condições comunicativas em que pode ocorrer uma Formação Discursiva da Opinião e da Vontade de um público formado pelos cidadãos de um Estado. Nessa esteira argumentativa, Habermas retoma o projeto histórico-filosófico da modernidade atribuindo à opinião pública a função de legitimar o domínio político por meio de um processo crítico de comunicação sustentado nos princípios de um consenso racionalmente motivado. O escopo do presente artigo é explicitar os elementos constitutivos das reflexões habermasianas acerca da Formação Racional da Opinião e da Vontade, uma vez que é a partir deste primordial conceito que podemos compreender a legitimação do Estado de direito. Rastrear-se-á o que levou a reflexão habermasiana a buscar as condições de uma autêntica participação dos indivíduos em um espaço público, onde há responsabilidade e solidariedade na execução das soluções dos problemas de uma comunidade, e seu consequente desdobramento que desemboca na teoria do poder político.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Abreu Passos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Jorge. Mídia, Opinião Pública ativa e Esfera Pública democrática. http://sites.0uol.com.br/jorgealm.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11. ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Da Revolução. Trad. Fernando Dídimo Vieira. São Paulo: Ática e UnB, 1990.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 2. ed. Trad. Mauro V. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ARENDT, Hannah. Lições Sobre a Filosofia Política de Kant. Coletânea organizada por Ronald Beiner. Trad. André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 4ª reimpressão. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARISTÓTELES. A Política. 2ª edição revista. Tradução Nestor Silveira Chave. São Paulo: Edipro, 2009.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, N., PASQUINO, G. Dicionário de Política. Brasília: Ed. UnB, 1986.

HABERMAS, Jürgen. A nova intransparência. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n 18, setembro de 1987.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Volumes I e II. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasiliense, 1997.

HABERMAS, Jürgen. Further reflections on the public sphere. In: CALHOUN, Craig. Habermas and the public sphere. Cambridge and London, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Modernidade versus pós-modernidade. Arte em revista, 1980.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Biblioteca Tempo Universitário, 1984.

HABERMAS, Jürgen. Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática. Revista Dialética e Liberdade, p. 288-305.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Estudos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Problemas de legitimação no Estado moderno. In: HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Editora Brasiliense, 1975.

HABERMAS, Jürgen. Sociologia. Bárbara Freitag e Sérgio Paulo Rouanet (Org.). Seleção e Tradução de Bárbara Freitag e Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ática, 1980.

HABERMAS, Jürgen. Três modelos normativos de democracia. Lua Nova, São Paulo, n 36, 1995.

HERRERO, Francisco Xavier. Racionalidade Comunicativa e Modernidade. Revista Síntese, Belo Horizonte, nº 37, 1986.

KANT. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. Paulo Quintela. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

MELO, José Tarcízio de Almeida. Direito Constitucional do Brasil. Belo Horizonte: Del Rey Editora, 2008.

NETTO, Menelick de Carvalho, “FATICIDADE E VALIDADE: Uma introdução à teoria discursiva do Direito e do Estado Democrático de Direito”, tradução acadêmica da obra de JÜRGEN HABERMAS: Faktizität und Geltung: Beitrage zur Diskursstheorie des Rechts und desdemokratischen Rechtsstaats, Frankfurt, 1992.

WOLTON, Dominique. As contradições do Espaço público mediatizado. Revista Comunicação e Linguagens, Lisboa, n 21-22, 1995.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

PASSOS, Fábio Abreu. A formação racional da opinião e da vontade na filosofia de Jürgen Habermas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 305–326, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1274. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1274. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos