Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1308

Palavras-chave:

Teoria do Conhecimento; Teoria Crítica; Ensino à Distância; Habermas.

Resumo

A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada que a legou o positivismo comteano, perpassando por Freud e Marx para recuperá-la como uma Teoria Crítica da Sociedade. E, apresentamos o advento da Era da Informação e as facilidades de comunicação que a acompanham, para apresentar o modelo da Educação à Distância como uma forma eficaz de ampliar o alcance da Crítica Social como autorreflexão que torna o conhecimento um instrumento crítico não só do indivíduo, mas também da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente E. R. Marçal, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP), Marília – SP, Brasil. Professor de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho – RO, Brasil.

Referências

DURÃO, A. B. A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant. Londrina/Passo Fundo: Eduel/Ediupf, 1996.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

HANSEN, G. L. Os riscos da crítica da sociedade. Crítica. v. 3, n. 12, p. 353–371, 1998.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

MARÇAL, Vicente E. R. Educação à distância: ampliando o alcance da crítica social. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 82–92, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1308. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1308. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos