A noção de “minha natureza” nas “Meditações Metafísicas” de Descartes: sobre um eu-prático no cartesianismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1310

Palavras-chave:

Descartes; Minha natureza; Sexta meditação.

Resumo

Qual o estatuto da noção de “minha natureza” nas “Meditações Metafísicas” de Descartes? Esta é a questão do presente artigo. Para respondê-la, o estudo se divide em duas partes. Num primeiro momento, mais enxuto, trata-se de investigar a referida noção tal como ela aparece, sobretudo, nas duas primeiras meditações, a saber: como a natureza do senso comum, a qual requer ser superada com vistas a dar lugar a uma noção de natureza propriamente filosófica, guiada pelo que se denomina nas “Meditações” por “luz natural”. Num segundo momento do trabalho, mais alongado e seminal, notadamente através da análise da sexta meditação, trata-se de evidenciar que se a noção de “minha natureza” em nada auxilia na tarefa de uma teoria do conhecimento, para uma filosofia prática em específico será justamente a ela que o autor se verá obrigado a recorrer. O que comporta, contudo, algum custo para a metafísica cartesiana de maneira geral. Pois se a sua teoria do conhecimento está inteiramente baseada em elementos a priori (isto é, necessários, universais e inatos), a sua filosofia prática, por sua vez, porquanto fundada numa mistura entre razão e sentimentos, precisará ser edificada quase que inteiramente num solo contingencial e experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Santos Alexandre, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Professor colaborador no Colegiado de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho – PR, Brasil.

Referências

DESCARTES, R. Cartas. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983a.

DESCARTES, R. Meditações. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983b.

FRANFKURT, H.G. Demons, dreamers and madmen: the defense of reason in Descartes’ Meditations. New York: The Bobbs-Merrill Company, 1970.

GILSON, E. Commentaire au Discours de la Méthode. Paris : Vrin, 1962.

GILSON, E. Études sur le rôle de la pensée médievale dans la formation du system cartésien. Paris : Vrin, 1951.

GUEROULT, M. Descartes selon l’orde des raisons: l’âme et dieu. Paris : Aubier-Montaigne, 1953.

LEBRUN, G. Notas às Meditações. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

SANTOS ALEXANDRE, Bruno. A noção de “minha natureza” nas “Meditações Metafísicas” de Descartes: sobre um eu-prático no cartesianismo. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 106–117, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1310. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1310. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos