O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1317

Palavras-chave:

Vida nua; Biopolítica; Campos; Mulçumano; Forma-de-vida.

Resumo

O presente texto, cujo título é “O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano” tem por objetivo geral examinar a noção de campo como nómos biopolítico presente na modernidade, segundo as afirmações da obra de Giorgio Agamben, destacando a figura do muçulmano como seu habitante e como um paradigma da vida nua (nuda vita) em oposição à forma-de-vida. Para que se possa realizar o objetivo proposto, iniciamos com a abordagem dos conceitos de vida nua e de biopolítica em Agamben, indicando alguns de seus interlocutores, tais como Michel Foucault e Hannah Arendt. Em seguida, analisamos o conceito de campo, que caracteriza o Estado de exceção permanente na modernidade, e a figura do mulçumano, no interior dele. Por último, apresentamos breves considerações acerca da enigmática noção de forma-de-vida, com hífen, enquanto oposta a vida nua, na medida em que uma torna inoperante a politização da vida (zoé), a biopolítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Emanuele da Luz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR, Brasil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

Eduardo Morello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS, Brasil. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

Referências

AGAMBEN, G. Altíssima pobreza: regras monásticas e a forma de vida. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2014a.

AGAMBEN, G. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

AGAMBEN, G. Homo sacer: O poder soberano e a vida nua I. Trad. Henrique Burigo. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014b.

AGAMBEN, G. Meios sem fim: notas sobre a política. Trad. Davi Pessoa. Rer. Trad. Cláudio Oliveira. Belho Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

AGAMBEN, G. O uso dos corpos. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2017.

ARENDT, H. Eichmann em Jesrusalém: um relato sobre a banalidade do mal. 17. ed. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DUARTE, A. Vidas em risco: crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DUBREUIL, L. De la vie dans la vie: sur une étrange opposition entre zôê et bios. In.: Labyrinthe, 22, 2005, pp. 47-52.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermentina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GAMBETTI, Z. Agir em tempos sombrios. Porto Alegre: Criação Humana, 2019.

HEIDEGGER, M. (1953). A questão da técnica. In.: Scientiae Studia. Trad. Marco Aurélio Werle. V. 5, n. 3, 2007, pp. 375-398.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Trad., org., nota prévia, anexos, notas de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

MURRAY, A.; WHITE, J. The Agamben Dictionary. Edinburgh University Press, 2011.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

DA LUZ, Lara Emanuele; MORELLO, Eduardo. O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 144–153, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1317. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1317. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos