Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1398

Palavras-chave:

Borda; Cinema; Hélio Oiticica; Escola.

Resumo

Este artigo parte da análise do Impressionismo, do abstracionismo de Kazimir Malevich e dos penetráveis de Hélio Oiticica para pensar o processo de eliminação das bordas do quadro-pintura. A tese de Oiticica é a de que, no momento em que viveu e atuou, o quadro-pintura passa a prescindir das bordas, derramando-se para fora dele e se constituindo como modus vivendi, eliminando, assim, a noção de um fora e um dentro. Com isso, defende a substituição do espectador pela do participador. Perguntamo-nos se o cinema, com suas bordas móveis, também é tocado por essas mudanças. Para tanto, tomaremos O Cinema Novo e o Cinema Marginal. Por fim, pensamos se a instituição escolar, como herdeira dessas questões, tem se inserido nesse debate e qual tem ou seria seu papel. Nesse sentido, fica a pergunta sobre o que se deve esperar dessa instituição depois da diluição do quadro (das grandes narrativas, das certezas modernas) e das vanguardas históricas.

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Biografia do Autor

Daniel Marcolino Claudino de Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Educação e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

DE SOUSA, Daniel Marcolino Claudino. Breves observações sobre a ideia de esgotamento do quadro-pintura. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 1–16, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1398. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1398. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos