A liberdade como causalidade da razão pura: entre o formalismo da lei e a sua aplicação à natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1445

Palavras-chave:

Liberdade; Causalidade; Razão; Vontade; Natureza.

Resumo

Seguiremos com a leitura da Crítica da razão prática (1788), de Immanuel Kant (1724-1804), buscando apoio em dois eixos centrais: a) a formulação do imperativo categórico; b) a doutrina do fato da razão. A escolha desse percurso sustenta a posição de que, não obstante as inúmeras formulações dadas ao imperativo da moralidade ao longo da Fundamentação, haveria, nos termos da segunda Crítica, uma formulação mais clara e precisa desse princípio. Em relação à doutrina do fato da razão, a mesma será tratada em dois sentidos: de um lado, a partir de uma tentativa de reconstrução das teses originais de Kant, com base no percurso textual do filósofo; de outro, mostrando em que medida essa doutrina representa uma mudança de posição em relação às impossibilidades encontradas na FMC. O objetivo, com efeito, será o de mostrar como Kant deixa de ocupar-se da tarefa de deduzir analiticamente o conceito de liberdade a partir do conceito de vontade, sendo, precisamente, o apelo ao fato da razão o traço distintivo dessa mudança. Disso se concluirá que não apenas a razão pura pode ser prática, mas que só ela, e não a razão restringida empiricamente, é incondicionalmente prática. De saída, falaremos da distinção entre vontade e arbítrio, ressaltando seu significado para a compreensão do conceito de autonomia face à antropologia e à natureza humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigues Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal – RN, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Saulo de Freitas; LEITE, Diego Azevedo. Psicologia empírica e antropologia no pensamento crítico de Kant: a década de 1780. Estudos Kantianos, Marília, v. 3, n. 2, pp. 141-162, jul./dez. 2015.

ARAÚJO, Alexandre Medeiros de. A “força motriz” e a “comoção da lei moral”: um estudo crítico sobre o chamado “formalismo” da proposta kantiana para a moralidade. 164 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

BECKENKAMP, Joãosinho. Simbolização na filosofia crítica kantiana. Kant e-Prints, Campinas, v. 1, n. 1, pp. 1-8, 2002.

BECK, Lewis White. Five concepts of freedom in Kant. In: SRZEDNICK, J. T. J. Stephan Körner – Philosophical analysis and reconstruction. Dordrecht: Martinus Nijhoff Publishers, 1987.

FERRAZ, Carlos Adriano. Racionalidade prática e experiência moral em Kant. In: Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, IX, 2012, Porto Alegre. Anais da IX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS. Porto Alegre: PUCRS, 2012.

GOMES, Amandio. Uma ciência do psiquismo é possível? A psicologia empírica de Kant e a possibilidade de uma ciência do psiquismo. Revista do Departamento de Psicologia – UFF, Niterói, v. 17, n. 1, pp. 103-111, jan./jun. 2005.

HULSHOF, Monique. A ‘coisa em si’ entre teoria e prática: uma exigência crítica. 188 p. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

KANT, Immanuel. (AA): Gesammelte Schriften. Bd 1-22 hrsg. von der Preussischen Akademie der Wissenschaften, Bd 23 von der Deutschen Akademie der Wissenschaften zu Berlin, ab Bd 24 von der Akademie der Wissenschaften zu Göttingen. Berlin: Walter de Gruyter, 1900-.

KANT, Immanuel. (GMS; A): Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984 (Os pensadores).

KANT, Immanuel. (KrV): Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. (GMS; B): Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

KANT, Immanuel. (KpV): Crítica da razão prática. Tradução de Monique Hulshof. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2016.

LOPARIC, Zeljko. Os problemas da razão pura e a semântica transcendental. DoisPontos, Curitiba, v. 2, n. 2, pp. 113-128, out. 2005.

LOUDEN, Robert B. Kant’s impure ethics: from rational beings to human beings. New York: Oxford University Press, 2000.

NAHRA, Cinara. Uma introdução à filosofia moral de Kant. Natal: EDUFRN – Editora da UFRN, 2008.

NODARI, Paulo César. A teoria dos dois mundos e o conceito de liberdade em Kant. Caxias do Sul: Educs, 2009.

RAMOS, Cesar Augusto. Coação e autonomia em Kant: as duas faces da faculdade de volição. Ethic@, Florianópolis, v. 7, n. 1, pp. 45-68, 2008.

SILVA, Fabiano Queiroz da. O método do simbolismo em Kant. In: Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, VI, 2010, São Carlos. Anais do VI Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. São Carlos: PPG-Fil/UFSCar, 2010.

SOUZA, Hélio José dos Santos. O problema da motivação moral em Kant. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Downloads

Publicado

2020-02-12

Como Citar

RODRIGUES SIMÕES, Felipe. A liberdade como causalidade da razão pura: entre o formalismo da lei e a sua aplicação à natureza. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 118–130, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1445. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1445. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos