A via negativa de Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1642

Palavras-chave:

Tomás de Aquino; Dionísio Areopagita; Via Remotionis; Substâncias Imateriais; Metafísica.

Resumo

As substâncias imateriais não são compostas de matéria sensível, não partem dos entes; são diretamente inteligíveis. O conhecimento assim precisa de outra via para apreendê-las. Tomás, ainda no artigo 7 da questão 84, parece ver esta via a partir do pensador Dionísio Areopagita  que, ao cogitar nomes para Deus, em seu tratado Nomes Divinos, enumerou quais as possibilidades de conhecimento para o intelecto humano ante a substância primeira. São três: o conhecimento por causa, por via de eminência, ultrapassamento ou por negação ou remoção. Em Dionísio, conhecer negativamente Deus significa dizer que tudo o que se pode afirmar a respeito de sua natureza é aquilo que Ele não é. Tomás amplia o princípio para as substâncias imateriais em geral e há a possibilidade de se transpor o modo teológico do Areopagita para um modo gnosiológico, em que as substâncias imateriais, entendendo-as como toda aquela imune a qualquer mudança e movimento da matéria, assumem um possível caráter apofático e ainda assim possam ser afirmadas enquanto noções do entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Matias Dourado, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador – BA, Brasil.

Referências

AQUINO, Tomás de. Suma de Teologia. Primeira parte (questões 84-89). Trad. Carlos Arthur R. do Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2004.

AQUINO, Tomás de Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2002.

AQUINO, Tomás de. O ente e a essência. Ed. bilíngue. Trad. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento. Petrópolis: Vozes, 1995.

AQUINO, Tomás de. Suma contra os Gentios. Trad. D. Odilão Moura e D.LudgeroJaspers - Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes: Sulina; Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 1990.

AQUINO, Thomas de. Sentencia libri De anima. Ed. R.-A. Gauthier. Comissio LeoninaVrin, Roma. Paris, 1984 apud PAIVA, G.B.R. Material didático da disciplina FLF0269 - História da Filosofia Medieval II (1º sem./2011) - USP, 2013. Último acesso em 17/12/2019:

http://cepame.fflch.usp.br/sites/cepame.fflch.usp.br/files/upload/paginas/Sobre%20o%20conhecimento%20intelectual%20do%20singular%20%28tradu%C3%A7%C3%B5es%29_0.pdf

AQUINAS, Thomas. Expositiosuperlibrum Boethii De trinitate. Bruno Decker (org.). Leiden: E.J. Brill, 1955.

CARVALHO, M. S. de. Pseudo-Dionísio Areopagita - Teologia Mística. Porto: Ed. Fundação Eng. António de Almeida. Porto, 1996.

CUNHA, C. B. Dionísio Pseudo-Areopagita: mística e neoplatonismo. São Paulo: Paulus, 2009.

EWBANK, Michael B. Diverse orderings of Dyonisius'striplex via by St. Thomas Aquinas. MediaevalStudies 52, 1990.

GOLITZIN, H. A. Et Introibo ad Altare Dei - The Mystagogy of Dionysiu Areopagita With Special ReferenceTo Its Predecessors In The Eastern Christian Tradition. Thessaloniki: AnalectaVlatadon, 1994

HENLE, R.J. Saint Thomas and Platonism. The Hague: Martinus Nijhoff, 1956.

HUMBRECHT,Thierry-Dominique. La théologie négative chez saint Thomas d’Aquin. Revue Thomiste: Revuedoctrinale de théologie et de fhilosophie. CIIeANNÉE–T.XCIII–Nº4,Octobre-décembre,1993,p.335-366.

MERLAN, P. Abstraction and Metaphysics in St. Thomas' Summa. Journal of the History of Ideas 14, 1953.

NASCIMENTO, C. A. R. Santo Tomás de Aquino e o conhecimento negativo de Deus. INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade. v. 3 n.3, 2008.

NASCIMENTO, C. A. R. Metafísica Negativa em Tomás de Aquino. Mediaevalia. Textos e Estudos. Vol. 23, 2004.

SILVA, M. A. O. Tomás de Aquino e Caetano. Ainda a teoria da abstração. Analytica, v. 15, p. 173-204, 2012.

TORREL, J.-P. Santo Tomás de Aquino: mestre espiritual. Trad. J. Pereira. São Paulo: Loyola, 2008.

WIPPEL, John F. Quid ditative Knowledge of God. In: WIPPEL, John F. Metaphysical themes in Thomas Aquinas. Washington: The Catholic University of America Press, 1984.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

DOURADO, S. M. A via negativa de Dionísio Areopagita em Tomás de Aquino. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 39-49, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1642. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/article/view/1642. Acesso em: 1 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos