As reviravoltas de um conceito: a crítica do “poder” em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1814

Palavras-chave:

Poder; Governo; Guerra; Diagnóstico do presente

Resumo

Nesse artigo, empreenderemos uma reflexão sobre a analítica do poder em Michel Foucault. Nossa intenção é percorrer a produção foucaultiana a partir de meados dos anos setenta até início dos anos oitenta, buscando compreender os deslocamentos ou “reviravoltas” pelos quais o conceito de poder sofreu ao longo do tempo. Procuraremos mostrar que é possível identificar três momentos na pesquisa de Foucault. Em primeiro lugar, ao tentar se afastar da tradicional compreensão jurídica-discursiva do poder, ele introduz uma análise inédita a respeito da dinâmica do poder disciplinar e dos micropoderes que compõem o campo social. Pode-se considerar esse um deslocamento, de modo geral, em relação à tradição política ocidental. Com o curso Em defesa da sociedade encontramo-nos diante de uma modificação na compreensão do poder, ao identificá-lo como guerra ou luta. Por fim, com a introdução dos conceitos de biopoder/biopolítica, Foucault é levado a uma grande expansão de suas pesquisas, tematizando conceitos que não faziam parte de seu interesse até então, como, por exemplo, o conceito de Estado. É nesse contexto que o conceito de governo fará sua entrada nas reflexões de Foucault. Entendemos que o conceito de governo se configura como um refinamento e, igualmente, deixa mais ampla e complexa sua análise do poder a fim de dar conta do presente político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Alves Aleikseivz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR, Brasil.

Referências

CANDIOTTO, Cesar. Cuidado da vida e dispositivos de segurança: a atualidade da biopolítica. In: Castelo Branco. G; Veiga-Neto, A. (organizadores) Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CASTRO-GOÌMEZ, Santiago. Historia de la gubernamentalidad. RaÌzon de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. BogotaÌ: Siglo del Hombre Editores, 2010.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal, trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações, trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, GILLES. Foucault, trad. Claudia Sant‘Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DREYFUS, Hubert; RANINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, trad. Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro, 2.ed., rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

DUARTE, André. Vidas em risco: Crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Dits et eÌcrits (1954 -1988). Paris: Gallimard, 2001, 2 vol.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica, trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população, trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade, trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da prisão, trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2010b.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; As heterotopias, trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013a.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. Em: DREYFUS, H; RANINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, trad. Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro, 2.ed., rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b.

HOBBES, Thomas. Leviatã, trad. João Paulo Monteiro, Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

LUKES, Steven. Power: a radical view. London: Macmillan Press, 1974.

STIVAL, Monica Loyola. Governo e poder em Foucault. Trans/Form/Ação, Marília, v. 39, n. 4, p.107-126, Out./Dez., 2016.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

ALEIKSEIVZ, Renato Alves. As reviravoltas de um conceito: a crítica do “poder” em Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 83–97, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i3.1814. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1814. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos