O leitor como sujeito meditante: a maneira de demonstrar e o estilo de escrita das meditações metafísicas de René Descartes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1912

Palavras-chave:

Descartes; Método; Estilo; Análise; Meditação.

Resumo

Nas páginas finais das Segundas Respostas, Descartes fala sobre a maneira pela qual as teses apresentadas nas Meditações Metafísicas são demonstradas e sobre o estilo de escrita por ele adotado para esta obra. A maneira de demonstrar é a análise; o estilo de escrita é a meditação. A leitura das Meditações depende, fundamentalmente, do entendimento sobre essas duas coisas, bem como sobre a relação existente entre elas. Com o presente artigo pretendemos, em primeiro lugar, analisar o modo como Descartes entende o método de análise e o significado de meditação; e, em seguida, compreender a maneira pela qual o método de análise e o exercício da meditação se articulam para constituir a via seguida nas Meditações Metafísicas. Considerando a análise como um método de resolução de problemas, bem como o significado do estilo de escrita meditativo nos tempos de Descartes, defendemos a tese de que que meditar, para Descartes, significa penetrar-se lentamente e com atenção nos problemas a partir dos quais as Meditações são desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Borges, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo – PR, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista – RR, Brasil.

Referências

ARANGO, Iván Darío. Descartes segun el orden de los problemas. Estudios de Filosofia, n. 4, p. 11-23, 1992.

BATTISTI, César Augusto. O método de análise em Descartes. Cascavel, PR: Edunioeste, 2002.

BATTISTI, César Augusto. É possível as Meditações procederem dedutivamente e, ao mesmo tempo, necessitarem da clareza e distinção como critérios de verdade? Modernos & Contemporâneos, vol. 1, n. 2, p. 57-69, 2017.

BORGES, Marcos Alexandre. O conceito de ideia e a resolução do problema do solipsismo na metafísica cartesiana. 2020. 228 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Unioeste, Toledo.

DESCARTES, René. Œuvres. Paris: Vrin, 1996. 11 vol. Publiées par Charles Adam et Paul Tannery.

DESCARTES, René. Obras escolhidas. J. Guinsburg, Roberto Romano e Newton Cunha (Orgs.). Trad. de J. Guinsburg, Bento Prado Jr. et al. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Textos, 24).

ALQUIÉ, Ferdinand. La découverte métaphysique de l’homme chez Descartes. Paris : PUF, 1950.

ALQUIÉ, Ferdinand. Expérience ontologique et déduction systématique dans la constituition de la métaphysique de Descartes. In: GUEROULT, Martial et al. Cahiers de Royaumont: Descartes. Paris: Éd. de Minuit, 1957. p. 10-31.

DUBOUCLEZ, Olivier. Descartes et la voie de l’analyse. Paris: PUF, 2013.

GAUKROGER, Stephen. Descartes: uma biografia intelectual. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 1999.

GILSON, Étienne. Études sur le role de la pensée médiévale dans la formation du système cartésien. Paris: Vrin, 1930.

GUEROULT, Martial. Descartes selon l’ordre des raisons i l’âme et Dieu. Paris: Aubier,1968. 2 v.

GUEROULT, Martial. Descartes segundo a ordem das razões. Tradução de Érico Andrade, Enéias Forlin Marisa Donatelli, César Battisti e Alexandre Soares. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.

KAMBOUCHNER, Denis. Les Méditations métaphysiques de Descartes – Introduction générale et Première Méditation. Paris: PUF, 2005.

KAMBOUCHNER, Denis. Le Style de Descartes. Paris: Éditions Manucius, 2013.

LOPARIC, Zeljko. Descartes Heurístico. Campinas: Unicamp, 1997.

TIMMERMANS, Benoît. La résolution des problems de Descartes à Kant. Paris: PUF, 1995.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

BORGES, Marcos Alexandre. O leitor como sujeito meditante: a maneira de demonstrar e o estilo de escrita das meditações metafísicas de René Descartes. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 295–307, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i3.1912. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1912. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos