A questão da convivência sob a ótica das tonalidades afetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1971

Palavras-chave:

Heidegger; Tonalidade afetiva; Outro; Convivência.

Resumo

O presente artigo aborda a questão do outro no interior do pensamento de Martin Heidegger (1889-1976). Tal problemática, não obstante, será examina a partir da pressuposição das tonalidades afetivas (Stimmung), fenômeno caracterizado em toda a produção filosófica do pensador, embora, nessa ocasião, seja dada ênfase a obras anteriores a 1930. A convivência como modalidade do ser-com mostra-se imbuída e perpassada por afecções que regionalizam o mundo e plasmam espaços de interação e apropriação dos modos de ser. A pesquisa versa sobre algumas dimensões e experiências as quais o ser-aí (Dasein) instaura em seu horizonte hermenêutico de maneira a se orientar por “afecções” específicas, mostrando a dinâmica da convivência em suas relações de proximidade e diferença por meio de tonalidades afetivas, bem como mediante estruturas existenciais, como a preocupação. O estudo pretende, por fim, mostrar alguns meandros da análise de Heidegger quanto ao “tema” do outro, já que esse é um assunto pouco debatido pelo pensador, uma vez que suas reflexões incidem precisamente no esforço de ruptura com a noção tradicional de “homem”, o que justifica seu ensejo por questões distintas daquela que na presente ocasião se visa discutir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Assis Santos, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB-RJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro (FSB-RJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Referências

DOS SANTOS SARAIVA, F.R. Dicionário latino-português – etimológico, prosódico, histórico, geográfico, mitológico, biográfico. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2006.

DUARTE, André. Vidas em risco: crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2014.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia. Trad. Mariana Lage. Belo Horizonte: Relicário, 2016.

HAAR, Michel. Le chant de la terre. Paris: L’Herne, 1987.

HEIDEGGER, Martin. As questões fundamentais da filosofia (“Problemas” seletos de “lógica”). Trad. Marco Antônio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador). Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

HEIDEGGER, Martin. Os conceitos fundamentais da metafísica (mundo – finitude – solidão). Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008b.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008c.

KELKEL, Arion L. La légende de l’être – langage et poésie chez Heidegger. Paris: Vrin, 1980.

SCHNEIDER, Paulo Rudi. O outro pensar: sobre o que significa pensar? e A época da imagem do mundo, de Heidegger. Ijuí: Unijuí, 2005.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

SANTOS, Leandro Assis. A questão da convivência sob a ótica das tonalidades afetivas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 377–391, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i3.1971. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1971. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos