Niilismo e Carta ao pai: Apontamentos entre filosofia e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2083

Palavras-chave:

Filosofia; Literatura; Nietzsche; Kafka.

Resumo

O estudo proposto se fundamenta na temática que visa à relação entre filosofia e literatura, tendo como principais autores da pesquisa Nietzsche e Kafka. A questão que assenta o problema oferecido para a pesquisa é: como compreender alguns traços da filosofia de Nietzsche na literatura de Kafka? Deste modo, o objetivo geral do trabalho é analisar uma possível leitura dos conceitos vontade de poder e niilismo. O propósito do texto se dará em dois momentos: caracterizar a filosofia de Nietzsche, tendo como principais pontos os conceitos vontade de poder e niilismo na obra apontada como “madura” do autor e apresentar a obra de Kafka, Carta ao pai, como alternativa para superar o niilismo, dispondo como principal ponto de partida a relação entre vontade de poder e arte, caracterizada em um determinado período na filosofia de Nietzsche como niilismo ativo. Assim, o texto prima por desenvolver não só uma análise descritiva a partir de uma pesquisa bibliográfica com foco nos textos citados, como também busca, em pontos específicos para fundamentação dos argumentos, alguns comentadores de ambos os autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamys Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil.

Referências

ANDERS, Gunther. Kafka: pró & contra. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ARALDI, Clademir Luís. Para uma caracterização do niilismo na obra tardia de Nietzsche. São Paulo: GEN, cadernos Nietzsche 5, p. 75-94, 1998.

BLANCHOT, Maurice. A leitura de Kafka. In: BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Trad. Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

CANETTI, Elias. O outro processo: as cartas de Kafka a Felice. Tradução de Herbert Caro. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1988.

CARONE, Modesto. Lição de Kafka. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Trad. Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

KAFKA, Franz. Carta ao pai. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

KOSSOVITCH, Leon. Signos e poderes em Nietzsche. São Paulo: Ática, 1979.

MACHADO, Roberto. Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MACHADO, Roberto. Nietzsche e a verdade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MULLER-LAUTER, Wolfgang. Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia. Trad. Clademir Luís Araldi. São Paulo: UNIFESP, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. Trad. Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008a.

NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Trad. Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008b.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

RABELO, Rodrigo. A arte na filosofia madura de Nietzsche. Londrina: Eduel, 2013.

ROSENFELD, Anatol. Kafka e kafkianos. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto: ensaios. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 1973.

VOLPI, Franco. O niilismo. Trad. Aldo Vannuchi. São Paulo: Loyola, 1999.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

SANTOS, Jamys. Niilismo e Carta ao pai: Apontamentos entre filosofia e literatura. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 21–43, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2083. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2083. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos