Ausência e sujeição ao presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2095

Palavras-chave:

Ontologia do presente; Estética da existência; Sujeito; Corpo; Ética de si.

Resumo

A consolidação irrecusável de um regime de expansão-consumo-tolerância retifica toda manifestação simbólica do presente em uma vida comum. Os sintomas da hodierna civilização do consumo, nas subjetividades e em seus corpos, resumem a composição de sucessivas ordens - das relações individuais e coletivas - sob os signos do desenvolvimento econômico, das garantias jurídicas, da erotomania vulgar e das liberalidades banais; que se imantaram, sequazes, em todos os níveis de experiências e culturas no tempo presente. Os signos e os códigos atuais, de uma espécie de indiferença generalizada, convolam todas as complexas estruturas e performances de poder em roteiros cada vez mais precisos, sobre os quais a dessubstancialização do real e as experiências de uma paroxista ausência fazem-se ontologicamente imprimir. Em nossa tentativa de análise e desprendimento frente à novíssima (ir)realidade da tecnologia, do controle e do consumo sem travas, evocaremos ao último Foucault, que formula - na síntese de uma original ontologia do presente - a perspectiva de inéditas disposições éticas dos sujeitos e seus corpos, especificamente por meio da atualização da singular estetização de suas próprias existências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vítor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – PE, Brasil. Professor de Filosofia do Instituto de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IH/POSIH/UNILAB), Redenção – CE, Brasil. 

Referências

FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité: la volonté de savoir. Paris: éditions du Seuil, 1976.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FOUCAULT, Michel. Tecnologías del yo y otros textos afines. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S.A. 1990.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2006a.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2005.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. v.02. Édition établie par Daniel Défert. Paris: Galllimard, 1994a.

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits. v.04. Édition établie par Daniel Défert. Paris: Galllimard, 1994b.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as coisas. Tradução de Sandra Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta das Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. 2º ed. Trad. de Márcio Alves da Fonseca; Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.

GROS, Fréderic. Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2004.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

MACÊDO PEREIRA, Francisco Vítor. Ausência e sujeição ao presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–20, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2095. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2095. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos