O liberalismo como base para um sistema político, social e econômico na pós-história de Hegel e Fukuyama: um contraponto à luz de Hans Jonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2139

Palavras-chave:

Liberdade; Liberalismo; Fim da história; Responsabilidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é reforçar o alerta que o filósofo alemão Hans Jonas faz em sua obra Princípio responsabilidade sobre a iminente possibilidade de um final de história trágico para a humanidade se forem considerados os efeitos imprevisíveis decorrentes da forma de atuação do sistema político-econômico liberal e do inconsequente avanço da tecnologia que dele decorre. Nesse intento, optou-se como estratégia, enfraquecer e rebater a ideia hegeliana, oposta à visão de Jonas, de que não haveria motivos para alarmes porque a história, no seu desenvolvimento, é orientada por uma razão imanente e bem intencionada que conduz inevitavelmente a humanidade ao reino da liberdade e ao espírito absoluto. Mais recentemente, o filósofo, economista e cientista político americano Francis Fukuyama, apoiando-se em Hegel, decretou que a história havia chegado ao seu fim com o ápice da evolução sociocultural da humanidade. Nesse contexto, busca-se, inicialmente, apresentar uma análise interpretativa das ideias de Hegel e Fukuyama para, a seguir, realizar-se uma crítica a essa forma de pensar, à luz dos argumentos de Hans Jonas. Por fim, conclui-se, pelas lentes jonasianas, que a história, além de não ter chegado ao seu fim, como Fukuyama afirmou, pode também ter um final bem distinto daquele imaginado por Hegel. Portanto, não se deve desconsiderar a ocorrência da hipótese de uma morte essencial seguida de uma morte física do gênero humano, bem antes que o projeto hegeliano da liberdade tenha chance de se realizar. Na dúvida, é melhor que o homem desconfie da existência e(ou) da intenção e(ou) da capacidade de uma razão imanente e reassuma a tempo as rédeas de seu próprio destino, por meio da adoção de um novo princípio ético: o da responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Cescon, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), Roma, Itália. Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil.

Fábio André Frizzo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil.

Referências

BARROS, José D'Assunção. Teoria da História: Princípios e conceitos fundamentais. Volume I. Petrópolis: Vozes, 2013.

FUKUYAMA, Francis. O fim da História e o último homem. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

FUKUYAMA, Francis. The End of History – 20 Years Later. Interview by Nathan Gardels, 2010. Disponível em <http://www.huffingtonpost.com/nathan-gardels/the-end-ofhistory----20_b_341078.html>. Acessado em 05/03/2020.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A Razão na História – Uma Introdução geral à Filosofia da História. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2001.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio. São Paulo: Loyola, 1995-1997. 3v.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HARARI, Youval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã; tradução de Paulo Geier. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.Trad.: Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.

KANT, Immanuel. O Conflito das faculdades. Trad. Artur Morão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. Disponível em <https://www.marxists.org/portugues/kant/ 1798/mes/conflito.pdf>. Acessado em 01/07/2020.

OLIVEIRA, Jelson de. Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia. Caxias do Sul: Educs, 2018.

PERRY, Anderson. O fim da história: de Hegel à Fukuyama. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992.

PLATÃO. A república. São Paulo: M. Claret, 2001.

ROUANET, Sergio Paulo. O fim da história. Conferência, 2012. 8º Ciclo de Conferências da Academia Brasileira de Letras. "Visões da História". Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=kvO86-W31gU >. Acessado em 27/02/2020.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

CESCON, Everaldo; FRIZZO, Fábio André. O liberalismo como base para um sistema político, social e econômico na pós-história de Hegel e Fukuyama: um contraponto à luz de Hans Jonas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 221–236, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2139. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2139. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos