As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2152

Palavras-chave:

Arte; Educação; Cultura; Guerra.

Resumo

O texto a seguir é fragmento de um trabalho de doutorado e abordará um período específico da vida do jovem Nietzsche, quando ele atuou como soldado-enfermeiro na guerra franco-prussiana. Foi o momento da escrita do seu primeiro livro O nascimento da tragédia. A luta pela cultura figurou como a arma utilizada para vigorar a favor de sua elevação. Visava-se que ela retomasse os clássicos da Antiguidade e da Alemanha como horizontes para orientar um pensamento como “instrumento de combate”. Para além dessa vivência direta na guerra, essas missivas fazem referência à arte, sobretudo a musical que, no nosso entendimento, figurava como meio educativo. É válido salientar que vários momentos da vivência cotidiana de Nietzsche, suas ocupações, criações, brigas, dúvidas, sofrimentos, trabalhos; todas foram molas impulsionadoras do seu pensamento e da constituição de uma personalidade que aprendeu e criou formas de educar a si mesmo e também gerou um instrumental para pensar e confrontar o modo de vida dominante em seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enock da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Referências

DIAS, Rosa Maria e OLIVEIRA, Marina Gomes de (et al) Nietzsche e as cartas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Via Verita, 2019.

GUERVÓS, Luis Enrique de Santiago. A dimensão estética do jogo na filosofia de F. Nietzsche. Tradução de Vinicius de Andrade. Cadernos Nietzsche 28, 2011.

MARQUES, Antonio. “No fundo sou todos os homens da história”: Nietzsche: Os vinte anos fundamentais a partir de suas cartas. Círculo de Leitores, 1996.

NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. A visão dionisíaca do mundo, e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Correspondencias II: abril de 1869 – dezembro de 1874. Traducción y notas a las cartas de José Manuel Romero Cuevas y Marco Parmeggiani. Editorial Trotta, Madrid, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra, um livro para todos e para ninguém. Tradução de Mario da Silva. 18ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. Digitale Kritische Gesamtausgabe von Nietzsches Werken und Briefen. Edição organizada por Paolo D'Iorio, baseada na edição crítica de G. Colli e M. Montinari e publicada pela Nietzsche Source. Edição eletrônica. Acesso em 01/04/2020.

ROMERO Cuevas, José Manuel. Criticar a Nietzsche (sin sucumbir en el intento) Réplica a “Redimir a Nietzsche (por enésima vez)”.Logos: Anales dês Seminario de Metafísica; Madrid Vol. 52, 2019.

SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche: biografia de uma tragédia. Tradução de Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2001.

SAFRANSKI, Rüdiger. Nietzsche. Biographie seines Denkens. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 2005.

SILVEIRA, João Eduardo Navachida. Nietzsche e a guerra Franco-Prussiana. Revista: Ensaios Filosóficos, Volume XVII – Julho de 2018.

WAGNER, Richard. Beethoven. Dichtungen und Schriften, vol. IX.Ed. de Dieter Borchmeyer. Frankfurt am Main: Insel, 1983.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

DA SILVA PEIXOTO, Enock. As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 320–330, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2152. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2152. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos