Hegel e a certeza sensível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2182

Palavras-chave:

Hegel; Certeza sensível; Dialética; Mediação; Linguagem; Experiência.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em acompanhar parte da trajetória da experiência da consciência na filosofia hegeliana, tomando como ponto de incisão a subseção “Certeza-sensível ou o isto ou o visar” da Fenomenologia do Espírito. Num primeiro momento, trataremos de expor o que Hegel denomina “consciência natural”, tomando por base seu dito “saber imediato”. Com isso, analisaremos a relação cognitivo-instrumental tecida entre a consciência e o objeto da consciência, notadamente quando o objeto é posto como essencial, a saber, como o “Isto”. Ao ser visado, o “Isto” revela-se como um “Isto-aqui-agora”, como algo que traz em si sua negação, isto é, como um processo de mediação ancorada na universalidade contida na particularidade. Essa noção de universal impõe à “consciência imediata” uma série de premissas que esta não poderia aceitar sob o risco de se descaracterizar. A principal dentre elas diz respeito à impossibilidade de dizer seu objeto e, por conseguinte, de aspirar a constituir-se enquanto conhecimento. Por fim, destacamos que o malogro instrutivo dessa primeira forma de saber que denomina a si mesmo uma “certeza” expõe o caráter pedagógico do procedimento dialético desenvolvido na Fenomenologia do Espírito: o da consciência que se aperfeiçoa com as ilusões que perde na imanência de suas experiências, de seus fracassos e superações, isto é, no próprio ato de experienciar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Aparecido Lima da Silva, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jacareí – SP, Brasil.

Referências

AGAMBEN, G. A linguagem e a morte – um seminário sobre o lugar da negatividade, BH, Editora UFMG, 2006.

ARANTES, P. “Entre o nome e a frase”. In: Ressentimento da Dialética – Dialética e Experiência Intelectual em Hegel (Antigos Estudos sobre o ABC da Miséria Alemã), SP, Paz e Terra, 1996.

BLOCH, E. Sujet-Objet. Éclaircissements sur Hegel, Éditions Gallimard, 1977.

CHÂTELET, F. G. W. F. “Hegel”. In: História da filosofia, idéias, doutrinas, vol 5 (A Filosofia e a História), RJ, Zahar, 1974.

CHÂTELET, F. Hegel segùn Hegel, Barcelona, Editorial Laia, 1973.

HEGEL, F. Fenomenologia do Espírito, trad. Paulo Menezes, RJ, Vozes, 2000.

HEGEL, F. Phénomenologie de l’esprit. Trad. J. P. Labarrière. Paris, Éditions Gallimard, 1973.

HEGEL, F. Phänomenologie des Geistes. Hamburgo, Felix Meiner, 1988.

HEIDEGGER, M. La “Phénomenologie de l’esprit” de Hegel, Éditions Gallimard, 1994.

HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da fenomenologia do espírito de Hegel, SP, Discurso Editorial, 2003.

KOYRÉ, A. “Nota sobre a língua e a terminologia hegelianas”. In: Estudos de história do pensamento filosófico. Trad. M. L. Menezes, RJ, Forense universitária, 1991.

LABARRIÈRE, J, P-. Structures et mouvement dialectique dans la Phénomenologie de l’Esprit de Hegel. Paris, Aubier-Montaigne, 1968.

LYOTARD, J. F. “Dialectique, index, forme”. In: Discours, Figure. Paris, Éditions Klincksieck, 1985.

MARCUSE, H. Razão e Revolução – Hegel e o advento da teoria social. Trad. Marília Barroso. RJ, Editora Saga, 1969.

MENEZES, P. Para ler a “Fenomenologia do Espírito” de Hegel, SP, Loyola, 1985.

PINKARD, T. Hegel’s Phenomenology: the sociality of reason, Cambridge University Press, 1996.

Downloads

Publicado

2021-02-01

Como Citar

LIMA DA SILVA, Anderson Aparecido. Hegel e a certeza sensível. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 168–179, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2182. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2182. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos