Reflexões sobre o conceito kantiano de esclarecimento a partir da teoria marxiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2351

Palavras-chave:

Esclarecimento; Estranhamento; Menoridade; Liberdade.

Resumo

A discussão sobre o conceito de esclarecimento perpassa a concepção de Immanuel Kant, que o tematizou enquanto saída do indivíduo da sua condição de menoridade intelectual e de tutela daqueles que impedem o exercício do pensar por si próprio, impelindo a conquista da autonomia que exige a condição de liberdade e de fazer o uso público da razão. Tal problematização acerca das dificuldades interpostas ao processo de esclarecimento pode ser relacionada com o problema do estranhamento em Marx, realizando as devidas ponderações em relação ao contexto histórico e social de ambos os filósofos. Deste modo, por meio da investigação filosófica, é possível estabelecer correlações de complementariedades, diferenças e contrapontos entre as concepções distintas de Kant e Marx. Assim, percebemos que a busca pelo esclarecimento depende da superação das determinações materiais do conjunto de alienações produzidos pelo modo de produção capitalista, visando a conquista da emancipação humana compreendida como liberdade autônoma efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Jacques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo – PR, Brasil.

Luana Aparecida de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo – PR, Brasil.

Referências

KANT, Immanuel. Resposta à Pergunta: que é Esclarecimento? [Aufklärung]. In: Textos seletos. Tradução: Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1974. p. 100-117.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Vol. I. Livro 1 O Processo de Produção do Capital. Tradução: Regis Barbosa, Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural,1996.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução: José Carlos Bruni, Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: HUCITEC, 1999.

OLIVEIRA, Avelino da Rosa. O problema da liberdade no pensamento de Karl Marx. In: Revista Perspectiva: Filosofia e Educação. v. 16, n. 29. Ano 1998. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/10638/10171. Acesso em maio de 2019.

PINHEIRO, Rossana Alves Baptista. Luzes e sombras no Iluminismo kantiano. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300876862_ARQUIVO_ANPUH2011.pdf. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011. Acesso em junho de 2019.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. A relação dialética do homem com a natureza: estudos históricos-filosóficos sobre o problema da natureza em Karl Marx. Tradução de Rosalvo Schütz, revisado por Hans-Georg Flickinger. Cascavel: Edunioeste, 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

JACQUES, Luís Fernando; DE OLIVEIRA, Luana Aparecida. Reflexões sobre o conceito kantiano de esclarecimento a partir da teoria marxiana. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 50–60, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2351. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2351. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos