O mundo é o grande espelho da consciência: reflexões sobre as implicações quânticas do idealismo absoluto de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i2.2389

Palavras-chave:

Hegel; Metafísica; Idealismo; Física quântica.

Resumo

No campo de estudos em física quântica, o pensamento de Heisenberg suscita reflexões muito relevantes para uma articulação entre ciência e metafísica, dada a importância atribuída ao sujeito no colapso da superposição entre onda e partícula. Sob uma perspectiva idealista, a importância dada ao sujeito na observação dos fenômenos quânticos pode ser considerada uma etapa do desenvolvimento da consciência no âmbito da fenomenologia do espírito de Hegel. A física quântica, sob uma perspectiva idealista, representa um momento fundamental no reconhecimento e superação dialética dos dualismos produzidos pelo próprio sujeito em sua relação com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinésio Ferraz Bueno, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Marília – SP, Brasil.

Referências

BALSAS, Àlvaro. Física quântica e realidade. Revista Portuguesa de filosofia, 55, n. 1-2. Braga, Faculdade de Filosofia, 1999.

BERKELEY, George. Três diálogos entre Hilas e Filonous. São Paulo, Abril cultural, 1980.

BOHR, Niels. Física atômica e conhecimento humano. Rio de Janeiro, Contraponto, 1995.

CHAGAS, Eduardo. O defeito da lei universal do entendimento na fenomenologia do espírito de Hegel. In: UTZ, Konrad.; SOARES, Marly. (orgs.). A noiva do espírito: natureza em Hegel. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2010.

EINSTEIN. Albert.; INFELD, Leopold. A evolução da física. Lisboa, Edição Livros do Brasil, s/d.

HEGEL, Georg. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, Vozes, Bragança Paulista, USF, 2002.

HEGEL, Georg. Ciência da lógica: 3 – A doutrina do conceito. Petrópolis, Vozes, Bragança Paulista, USF, 2018.

HYPPOLITE, Jean. Gênese e estrutura da fenomenologia do espírito de Hegel. São Paulo, Discurso Editorial, 1999.

HEISENBERG, Werner. Física e filosofia. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1995.

HEISENBERG, Werner. A parte e o todo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1996.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo, Editora da Unesp, 2015.

LEHNER, Christoph. O realismo de Einstein e sua crítica da mecânica quântica. In: FREIRE JR., Olival.; PESSOA JR., Osvaldo. BROMBERG, Joan. (orgs.). Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais. Campina Grande, EDUEPB, 2011.

PESSOA JR., Osvaldo O sujeito na física quântica. In: OLIVEIRA, Edna. Epistemologia, lógica e filosofia da linguagem. Feira de Santana, UEFS, 2001.

SILVA, Vinícius O antirealismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro. Griot – Revista de filosofia. Amargosa, v. 3, n. 1, junho/2011.

SCHRÖDINGER, Erwin. O que é vida? São Paulo, Editora da Unesp, 1997.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

FERRAZ BUENO, Sinésio. O mundo é o grande espelho da consciência: reflexões sobre as implicações quânticas do idealismo absoluto de Hegel. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 256–270, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i2.2389. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2389. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos