Corpo e alma em unidade: a concepção wittgensteiniana de ser humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2405

Palavras-chave:

Gramática; Ser Humano; Unidade Psicofísica.

Resumo

A partir de uma concepção de filosofia que rompe com a tradição filosófica, Wittgenstein apresenta uma perspectiva de ser humano que supera a clássica dicotomia entre corpo e alma, legada pela Modernidade, ao pensa-lo como um todo integrado, uma unidade psicofísica. Esse entendimento é possível graças à compreensão de filosofia como atividade, e não como teoria. Em um primeiro momento, o filósofo compreendeu que essa atividade se resumia à análise lógica da linguagem; contudo, considerando a abordagem insuficiente para dissolver os problemas filosóficos, gradualmente passa a adotar a análise gramatical da linguagem ordinária, que se volta aos usos das expressões linguísticas, a fim de identificar as regras que orientam o uso das palavras com significado. E assim, atento às práticas linguísticas, entende que o ser humano não se encontra dividido em partes, mas, ao contrário, que corpo e alma constituem uma única realidade. O que é interno ao sujeito (a alma), torna-se visível pelo externo (o corpo) a partir de seu comportamento no mundo, e é assim que o ser humano pode ser compreendido segundo Wittgenstein. Considerando que a concepção wittgensteiniana de ser humano é desdobramento do seu conceito de filosofia, o artigo apresenta, primeiramente, o desenvolvimento da sua compreensão de filosofia para, em seguida, detalhar o conceito de ser humano que se constitui e se faz entender por meio da própria linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Ribas, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil.

Referências

DESCARTES, René. Meditações. Trad. Enrico Corvisieri. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

GLOCK, Hans-Johan. Dicionário Wittgenstein. Trad. Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

HACKER, P. M. S. Wittgenstein: sobre a natureza humana. Trad. João Vergílio Gallenari Cuter. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

HUME, David. Investigação acerca do Entendimento Humano. Trad. Anoar Aiex. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

JOHNSTON, Paul. Wittgenstein and Moral Philosophy. New York: Routledge, 1989.

SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. 15 ed. Trad. Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Cultrix, 2009.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Conferência Sobre Ética. Trad. António Marques. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2017.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Cultura e Valor. Trad. Jorge Mendes. Lisboa: Edições 70, 2000.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Fichas (Zettel). Trad. Ana Berhan da Costa. Lisboa: Edições 70, 1989.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Observações sobre a Filosofia da Psicologia. Trad. Ricardo Hermann Ploch Machado. Aparecida: Ideias e Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

RIBAS, Marcelo Ferreira. Corpo e alma em unidade: a concepção wittgensteiniana de ser humano. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 174–188, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2405. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2405. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos