“Alguém tem de dizer aos negros a verdade”: Olavo de Carvalho sobre a contribui-ção negro-africana à cultura ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2657

Palavras-chave:

Escravidão; Povos negros; Reparação; Civilização ocidental; Periferização

Resumo

No artigo, estudaremos o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, especialmente no que concerne à sua posição frente ao movimento negro brasileiro e norte-americano em sua luta por reparação pelo colonialismo-escravismo-racismo. Argumentaremos que sua recusa de qualquer práxis reparatória para com as minorias político-culturais e sua posição de um não-lugar das tradições negro-africanas no contexto da cultura/civilização ocidental, incluindo-se sua defesa da inferioridade da cultura/civilização negro-africana quando comparada com a tradição judaico-cristã, greco-latina e medieval-renascentista, são fundadas por uma metafísica dualista com caráter altamente antimoderno e antimodernizante, em que a dinâmica específica que perpassa o “drama humano frente ao universo e à eternidade” se caracteriza (a) pela luta entre necessidade natural (Behemot) e consciência individual (Leviatã), a qual só pode ser vencida pela correlação de graça divina por Jesus Cristo e interiorização e intuição pessoais, diretas, imediatas e imediadas por parte de cada indivíduo para com Deus; (b) pela recusa da política, da história e da ação intersubjetiva, afirmadas como materialismo e, nesse sentido, como lugar das ideologias políticas totalitárias (do qual a modernidade iluminista é o maior exemplo); e, finalmente, (c) pela centralidade do espiritualismo, da relação íntima e direta entre Deus e homem, mediada pela Revelação, o que aponta para a inexistência, no pensamento de Olavo de Carvalho, de parâmetros objetivos de discussão, de interação e de justificação racionais – daí, inclusive, sua deslegitimação da ciência, da política, da história e da ação institucional macroestrutural, e seu apelo ao individualismo metodológico intuicionista-espiritualista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Danner, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor(a) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho – RO, Brasil.

Leno Francisco Danner, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor(a) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre – RS, Brasil. Professor(a) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho – RO, Brasil

Referências

CARVALHO, Olavo de. O imbecil coletivo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2018.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora da UFBA, 2008.

MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Edições Mulemba, 2014a.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014b.

MEMMI, Aimé. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civili-zação Brasileira, 1967.

Downloads

Publicado

2021-10-28

Como Citar

DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco. “Alguém tem de dizer aos negros a verdade”: Olavo de Carvalho sobre a contribui-ção negro-africana à cultura ocidental. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 351–374, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2657. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2657. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos