Temporalidade em Husserl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i1.2765

Palavras-chave:

Husserl; Consciência; Subjetividade.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, na perspectiva de Edmund Husserl, os conceitos de consciência, de subjetividade e de tempo. Para o desenvolvimento desse intento são utilizados, principalmente, os seguintes textos originais husserlianos: Investigações Lógicas, Lições para uma Fenomenologia da Consciência Interna do Tempo e Meditações Cartesianas. Neste texto, é apresentado, inicialmente, o conceito de consciência como unidade real-fenomenológica das vivências do eu, como autoconsciência e como vivência intencional. A subjetividade é abordada a partir dos conceitos de eu empírico e de eu puro. Já o tempo é exposto sob o viés fenomenológico. Por fim, no último item, é abordada a relação intrínseca estabelecida entre os conceitos de tempo e de subjetividade, sendo evidenciado, assim, o conceito de fluxo absoluto de vivências, que é ausente de tempo, que é o absoluto último e verdadeiro. Paradoxalmente, é demonstrado que é no próprio fluxo que a temporalidade se origina, sendo na temporalidade, por intermédio das vivências, que a vida subjetiva se efetiva e se consolida. Ou seja, é explicitado que o tempo é o catalisador do desenvolvimento da subjetividade por intermédio das vivências temporais e que é nessa relação autogênica essencial que são criadas as condições para o desenrolar da vida em unidade, cujo processo é caracterizado pela abertura ao tempo, um fluir na perpetuidade viva do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Cescon, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor(a) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (P.U.G), Itália.. Professor(a) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil..

Referências

ALVES, Pedro Manuel dos Santos. Tempo objectivo e experiência do tempo: a fenomenologia husserliana do tempo perante a Relatividade Restrita de A. Einstein. Investigaciones fenomenológicas, Madrid, n. 6, p. 145-180, Maio de 2008.

CESCON, Everaldo. A doutrina husserliana da consciência. Um estudo a partir das Investigações Lógicas (Vª) e das Meditações Cartesianas. Dialegesthai. Rivista telematica di filosofia [in linea], anno 11 (2009) [inserido dia 20 de dezembro de 2009], disponível na World Wide Web: http://mondodomani.org/dialegesthai, [94 KB], ISSN 1128-5478.

GOTO, Tommy Goto. Introdução à Psicologia Fenomenológica: a nova psicologia de Edmund Husserl. São Paulo: Paulus, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1995.

HUSSERL, Edmund. On the Phenomenology of the Consciousness of Internal Time (1893 - 1917). Traduzido por John Barnett Brough. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

HUSSERL, Edmund. A idéia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1986. 95 p.

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade européia e a filosofia. Introd. e Trad. ZILLES, Urbano. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. 96 p.

HUSSERL, Edmund. Investigaciones lógicas. 2.ed. Madrid: Revista de Occidente, 1967. 2 v.

HUSSERL, Edmund. Lições para uma fenomenologia da consciência interna do tempo. Trad. Pedro M. S. Alves. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda,1994.

HUSSERL, Edmund; LOPARIC, Zeljko; LOPARIC, Andréa Maria Altino de Campo; MERLEAU-PONTY, Maurice. Investigações lógicas: sexta investigação: elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento. São Paulo: Nova Cultural, 1988. xv, 189 p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Meditaciones cartesianas. 2.ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1986. 230 p.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Investigações lógicas. Segundo volume, Parte I: Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento. De acordo com o texto de Husserliana XIX/1, editado por Úrsula Panzer. Trad. de Pedro M. S. Alves e Carlos Aurélio Morujão. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

LYOTARD, Jean-François. A fenomenologia. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967. 130 p.

MALDONATO, Mauro. Consciência da temporalidade e temporalidade da consciência. Tradução de Roberta Barni. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 39-54, março 2008.

MORA, Jose Ferrater. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2001.

ONATE, Alberto Marcos. A noção husserliana de subjetividade transcendental. Veritas, Porto Alegre, v. 51, n. 2, p. 109-116, Junho 2006.

SHUHMANN, Karl. Husserl- Chronik. Denk-und Lebensweg Edmund Husserls. Netherlands: Martinus Nijhoff/The Hague, 1977.

THOMÉ, Scheila Cristiane. Subjetividade e tempo na fenomenologia husserliana. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Dissertação de Mestrado, 2008.

ZITKOSKI, J. J. O método fenomenológico de Husserl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

Downloads

Publicado

2022-02-27

Como Citar

CESCON, Everaldo. Temporalidade em Husserl. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 279–289, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i1.2765. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2765. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos