Algumas contribuições de Merleau-Ponty à pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2796

Palavras-chave:

Merleau-Ponty; Pedagogia; Entrecruzamento de saberes.

Resumo

Este artigo busca apresentar e refletir sobre algumas contribuições que o filósofo Maurice Merleau-Ponty traz à pedagogia durante seus cursos sobre a psicologia infantil e a pedagogia realizados em Sorbonne entre os anos 1949 e 1952. Irá ser destacado como o filósofo insiste que é no entrecruzamento de saberes que somos forçados a pensar de outra forma. Assim, estudos sobre a psicanálise, a antropologia, o culturalismo, por exemplo, são, a seu ver, fundamentais para as reflexões pedagógicas. Essa forma de pensar renova nossa concepção sobre o mundo infantil, tal como a criança se relaciona com o mundo, com os outros e consigo. Para mostrarmos isso, iremos primeiramente apresentar algumas reflexões sobre a infância que influenciaram a própria experiência de pensamento do filósofo. Por fim, apresentaremos um dos cursos de Merleau-Ponty, “A criança vista pelo adulto”, em que se revela a originalidade do filósofo em trazer à tona saberes aparentemente distantes da reflexão pedagógica, mas que nos força a pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Filho Manzi, Faculdade de Inhumas (FACMAIS); Universidade de Brasília (UNB)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil e pela Radboud University Nijmegen (RUN – Cotutela), Nijmegen – Holanda. Pós-doutorando(a) na Universidade de Brasília (UNB), Brasília – DF, Brasil. Professor(a) da Faculdade de Inhumas (FACMAIS), Inhumas- GO, Brasil.

Referências

AUBERT, Emmanuel de Saint. De la réversibilité logique à la réversibilité charnelle. Merleau-Ponty aux prises avec l’épistémologie génétique de Piaget. Alter – Merleau-Ponty, n. 16, p. 109-126, 2008.

BARBARAS, Renaud. De l’Être du Phénomène – Sur l’Ontologie de Merleau-Ponty. Paris: Éditons Jérôme Millon, 2001.

BEAULIEU, Alain. Les démêlés de Merleau-Ponty avec Freud: des pulsions à une psychanalyse de la Nature. French Studies, vol. 63, n. 3, p. 295-307, 2009.

BIMBENET, Étienne. « Les pensées barbares du premier âge »: Merleau-Ponty et la psychologie de l’enfant. Chiasmi International – Merleau-Ponty – Figures et fonds de la chair, vol. 4, p. 65-86, 2002.

GERAETS, Theodore F. Vers une Nouvelle Philosophie Transcendantale – La Genèse de la Philosophie de Maurice Merleau-Ponty jusqu’à la Phénoménologie de la Perception. La Haye: Martinus Nijhoff, 1971.

GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é pedagogia? São Paulo: Brasiliense, 1987.

IMBERT, Claude. Maurice Merleau-Ponty. Paris: ADPF, 2005.

KOFFKA, Kurt. The Growth of the Mind. Translated by Robert Morris Ogden. New York: Harcourt, 1928.

LACAN, Jacques. Autres Écrits. Paris: Éditions du Seuil, 2001.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty à la Sorbonne – résumé de cours (1949-1952). Dijon: Cynara, 1988.

MERLEAU-PONTY, Maurice. La Nature ou le monde du silence, Vol VI (BN: 9587). Inédito, 1957.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Parcours (1935-1951). Paris: Verdier, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la Perception. Paris: Gallimard, 1967.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Primat de la Perception – et ses Conséquences Philosophiques. Paris: Verdier, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Résumés de Cours – Collège de France (1952-1960). Paris: Gallimard, 1968.

MERLEAU-PONTY, Maurice. La Structure du Comportement. Paris: Quadrige/PUF, 2002.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Le Visible et l’Invisible. Paris: Gallimard, 2004.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Trad. Maria Magalhães D’ Amorim e Paulo S. Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1980.

PIAGET, Jean; INHLEDER, Bärbel. A psicologia da criança. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difel, 1986.

PINHO, Romana Valente. Corpo, educação e pedagogia em Merleau-Ponty. Cadernos de História da Educação, v. 13, n. 2, p. 749-759, jul./dez. 2014.

SACRINI, Marcus A. Ferraz. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. Campinas: Papirus, 2009.

SAFATLE, Vladimir; MANZI, Ronaldo Filho (orgs.). A filosofia após Freud. São Paulo: Humanitas, 2008.

SCHELER, Max. Nature et Formes de la Sympathie – Contribution des Lois de la Vie Émotionnelle. Trad. M. Lefebvre. Paris: Payot, 1928.

SILVA-CHARRAK, Clara Da. Merleau-Ponty – le corps et les sens. Paris: PUF, 2005.

TELLES, Thabata Castelo Branco. A infância na fenomenologia de Merleau-Ponty: contribuições para a psicologia e para a educação. Rev. NUFEN, vol. 6, n. 2, p. 4-13, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-19

Como Citar

MANZI, Ronaldo Filho. Algumas contribuições de Merleau-Ponty à pedagogia. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i2.2796. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2796. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos