Da educação enquanto afirmação da vida entre a arte e a filosofia segundo Nietzsche no filme “Sociedade dos poetas mortos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2872

Palavras-chave:

Educação; Nietzsche; Filosofia; Arte; Cultura.

Resumo

Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. Dessa forma, fundado na crítica de Friedrich Nietzsche (1844-1900) em relação à “cultura histórica” enquanto produto da contradição envolvendo vida e cultura, o artigo sublinha que o saber que guarda raízes na “cultura histórica” se caracteriza como um capital improdutivo, assinalando a inexistência de direitos da Filosofia entre a cultura histórica e o processo formativo-educacional e a necessidade da correlação envolvendo arte e filosofia diante da ciência e da verdade. Assim, contrapondo-se à transformação da filosofia em erudição em nome da “cultura histórica” e aos “filósofos” que se colocam a seu serviço, Nietzsche denuncia a redução do ser, da vida e da visão ao arcabouço de conceitos, opiniões, passados, livros em uma análise crítica que se detém na questão envolvendo os professores de filosofia entre a vida e a ciência do vir-a-ser universal: filósofos ou servidores da “história”?

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano Da Rosa, Selinus University of Science and Literature (UNISELINOS)

Doutorando(a) em Filosofia na Selinus University of Science and Literature (UNISELINOS), Londres – Inglaterra. Professor(a)-Pesquisador(a) no Mariano Da Rosa Research Institute (MDRRI - São Paulo/Brasil), Pesquisador(a)-Colaborador(a) no OmniScriptum Publishing Group (Alemanha) e Professor(a)-Pesquisador(a) na ONG EPZ/SP - Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura (São Paulo/Brasil).

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Publicado

2022-06-19

Como Citar

MARIANO DA ROSA, Luiz Carlos. Da educação enquanto afirmação da vida entre a arte e a filosofia segundo Nietzsche no filme “Sociedade dos poetas mortos”. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 121–138, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i2.2872. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2872. Acesso em: 16 abr. 2024.

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Artigos