Mergulhos no Aqueronte: por uma universidade rizomática e menor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i2.2923

Palavras-chave:

Filosofia da Diferença; Educação; Criação; Rizoma; Universidade Menor.

Resumo

Este texto resulta de pesquisa bibliográfica, de natureza filosófica, apoiada nos registros da filosofia da diferença e/ou multiplicidade desenvolvida pelos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nosso intento é situar como a filosofia, assim como a arte e a ciência, se definem pelo poder criador, ou pela exigência de criação de um novo pensamento, contraposto ao pensamento representacional e da recognição. Destacaremos a especificidade da atividade filosófica e sua tarefa primordial enquanto criação de conceitos e pontuaremos elementos de uma pedagogia do conceito. Por meio dela e de movimentos de territorialização e desterritorialização, realizamos um exercício de pensamento abordando questões referentes à universidade contemporânea, contrapondo duas imagens de conhecimento, a saber, a arbórea e a rizomática; propomos ainda o conceito de universidade menor como baluarte de resistência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Rogerio Vitkowski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor(a) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil. Professor(a) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR, Brasil.

Referências

BIANCO, Giuseppe. Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1289-1308, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 17 abr. 2012.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? Gilles Deleuze. Laboratório de sensibilidades, 16 nov. 2017. Disponível em: https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2017/11/16/o-que-e-o-ato-de-criacao-. Acesso em: 6 mar. 2022.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/51262900/Deleuze-e-Guattari-Kafka-Por-Uma-Literatura-Menor. Acesso em: 10 dez. 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munôz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1995. v. 2.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1997. v. 5.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011. v. 1.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2012. v. 3.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

ELIADE, Mircea. Ferreiros e Alquimistas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

ROLNIK, Suely. Ninguém é deleuziano: Despedir-se do absoluto. [Entrevista cedida a] Lira Neto e Silvio Gadelha. O Povo, Caderno de Sábado, n. 6, Fortaleza, 18 nov. 1995.

SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-19

Como Citar

VITKOWSKI, Jose Rogerio. Mergulhos no Aqueronte: por uma universidade rizomática e menor. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 253–267, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i2.2923. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2923. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos