Unterschied: sobre a crítica de Heidegger à concepção indiferenciada de natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.2929

Palavras-chave:

Heidegger; Natureza; Unterschied.

Resumo

A relação entre natureza e história é de suma importância no desenvolvimento do pensamento de Heidegger. O filósofo reservou um modo distinto de interrogação da natureza em relação ao modo de interrogar o ser-aí histórico. De fato, o autor de Ser e tempo captou um aspecto fundamental no que diz respeito às consequências do modo como a natureza é considerada em nossa época. Tendo em vista que Heidegger afirmou ser a “natureza um ente que vem ao encontro dentro do mundo e que pode ser descoberto, seguindo-se caminhos e graus diferentes”, sua indicação de que a concepção atual (hegemônica) de natureza caracteriza-se por ser “indiferenciada” se mostra extremamente relevante para a compreensão do tema em foco. Nesse sentido, o presente artigo tem como propósito discutir a crítica heideggeriana da concepção indiferenciada de natureza a partir do conceito de unterschied e do diálogo com seus críticos, buscando explicitar o intuito do filósofo de não mais pensar a relação entre natureza e história separadamente, mas em sua unidade na compreensão ontológica, que se daria a cada vez segundo as modalidades a partir das quais o ser-aí histórico se apropria do seu tendo-sido, sua possibilidade-de-existência tradicionalmente herdada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Avalone, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI, Brasil.

Referências

BARASH, J. A. Heidegger e o seu século – tempo do Ser, tempo da história. Trad. de André do Nascimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

GUIGNON, C. Org. Poliedro Heidegger. Trad. de João Carlos Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

HALL, H. Intencionalidade e mundo: divisão I de Ser e tempo. In: Poliedro Heidegger. GUIGNON, C. Org. Trad. de João Carlos Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

HEIDEGGER, M. Introdução à Metafísica. 2 ed. Trad. de Marco Antonio Casanova. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

HEIDEGGER, M. Ontologia: hermenêutica da faticidade. 2 ed. Trad. de Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes, 2013.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Trad. de Fausto Castilho. Campinas: Editora da UNICAMP; Petrópolis: Vozes, 2012.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. 9 ed. Trad. de Márcia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2014.

HODGE, J. Heidegger e a ética. Trad. de Gonçalo Couceiro Feio. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

LÉVINAS, E. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Trad. de Fernanda Oliveira. Lisboa: Instituto Piaget: 1997.

MISSAGGIA, J. Indicação formal como conceito chave para compreender a definição heideggeriana de filosofia. Perspectiva Filosófica, Recife, v. 1, n. 39, p. 82-100, jan./jun. 2013.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

AVALONE, Ricardo. Unterschied: sobre a crítica de Heidegger à concepção indiferenciada de natureza. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 33–44, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.2929. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2929. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos