O individual e o coletivo em Taylor e Platão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.2975

Palavras-chave:

Individual, Coletivo, Identidade, Política

Resumo

Na obra Multiculturalismo: examinando a política do reconhecimento de Charles Taylor, a ideia de identidade individual é apresentada, em termos político-culturais, como fosse em parte dependente das identidades coletivas. Nesse sentido, a solução política para a harmonização social e até mesmo para a formação cultural das identidades particulares está ligada à coletividade. No Político de Platão, embora a preocupação final também seja de harmonizar o coletivo, a pólis, a arte política atua antes no ajuste da psyché individual. Isto porque o coletivo é uma espécie de espelhamento do indivíduo. Se por um lado Platão é taxado de idealista para as soluções políticas que apresenta para a questão coletiva, por outro, não o é quando aponta que o discurso (filosófico) é capaz de reorientar o indivíduo para a vida política.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weriquison Simer Corbani, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES, Brasil. Professor(a) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Nova Venécia – ES, Brasil.

Jaqueline Oliveira Bagalho, Universidade de Vila Velha (UVV)

Doutor(a) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória – ES, Brasil. Professor(a) Titular da Universidade de Vila Velha (UVV), Vila Velha – ES, Brasil.

Referências

APPIAH, Anthony. Identidade, autenticidade e sobrevivência. In: TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Trad. Marta Machado. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. p. 165-179.

BINI, Edson (2010), Platão. As Leis, ou da legislação e epinomis. Bauru, SP: EDIPRO.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano; [tradução Rogério Fernandes]. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. George Sperber e Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Lutas pelo Reconhecimento no Estado Constitucional Democrático. In: TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Trad. Marta Machado. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. p. 125-164.

JAEGER, W. Paidéia: A formação do homem grego. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes/Universidade de Brasília, 2003.

LOCKE, John. Carta sobre a Tolerância. Edições 70. Lisboa, 1965.

PLATÃO. A República [ou sobre a justiça, diálogo político]. Trad. Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ROSEN, S. Plato's “Statesman”: the web of politic, New Haven, London, 1995

ROWE, C.J, Plato. Statesman, Indianapolis/Cambridge, 1999.

SOARES C. L. (2008), Platão. O político (introdução, tradução e notas), Lisboa: Círculo de Escritores/Temas e Debates.

RAGUSO, Fabrizia. O desafio do multiculturalismo: entre a identidade e o reconhecimento. Tese (Doutorado em Ética) – Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho. Braga, 2005.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Trad. Talyta Carvalho. São Paulo: É realizações, 2011.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Trad. Marta Machado. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

VLASTOS, G. (Ed.), Plato I: collection of critical essays. New York, D. & C., 1971.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

SIMER CORBANI, Weriquison; OLIVEIRA BAGALHO, Jaqueline. O individual e o coletivo em Taylor e Platão. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 195–204, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.2975. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2975. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos