Notas sobre a questão da persuasão em Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3014

Palavras-chave:

Eichmann; Espaço público; Fatos; Persuasão; Política.

Resumo

O tema central deste artigo é a persuasão e como ela aparece no pensamento político arendtiano. Nos ocuparemos desta tópica no intuito de mostrar sua fecundidade e seus limites no que concerne à esfera dos assuntos humanos. Em Arendt, as reflexões sobre a persuasão são suscitadas em referência à atividade política do discurso e ao papel da argumentação persuasiva. Nossa aposta é que uma investigação acerca das nuances da persuasão em Arendt comporta duas direções distintas e, portanto, assumiremos duas linhas de pensamento que nos possibilitarão uma incursão neste debate. Com efeito, examinaremos a perspectiva arendtiana no que concerne à persuasão, por um lado, quando o tema aparece na recuperação da experiência da polis grega, por outro, quando ele é tangenciado pelo relato do julgamento de Adolf Eichmann. Isto posto, nossa principal pretensão é explorar como a questão da persuasão é formulada de maneira contrastante no pensamento arendtiano. Para tanto, a modulação constitutiva do debate será demonstrada a partir de considerações pontuais no tocante à presença da persuasão em dois espaços de natureza pública, quais sejam, a ágora grega e o tribunal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Feliciano, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

Referências

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. The Human Condition. Chicago: The University of Chicago Press, 1998.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARENDT, Hannah. Diario filosófico 1950-1973. Barcelona: Herder, 2006.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARENDT, Hannah. Crises da República. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ARENDT, Hannah. A promessa da política. 6. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2016.

ARENDT, Hannah. O que é política? 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018.

BALESTRA, Vinícius Batelli de Souza. Hannah Arendt, leitora de Montesquieu: ensaio sobre o totalitarismo e as revoluções. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Direito, Belo Horizonte, 2016.

BENHABIB, Seyla. Politics in Dark Times: Encounters with Hannah Arendt. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

DINIZ, Nádia Souki. A banalidade do mal em Hannah Arendt. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, 1995.

PEREIRA, Geraldo Adriano Emery. O problema da verdade na obra de Hannah Arendt. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2017.

RUBIANO, Mariana de Mattos. Liberdade em Hannah Arendt. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, São Paulo, 2011.

SCHIO, Sônia Maria. Hannah Arendt: história e liberdade: da ação à reflexão. 2 ed. Porto Alegre: Clarinete, 2012.

XARÃO, Francisco. Política e liberdade em Hannah Arendt: ensaio sobre a reconsideração da vita activa. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

FELICIANO, Ana Lúcia. Notas sobre a questão da persuasão em Hannah Arendt. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 11–22, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.3014. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3014. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos