Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3022

Palavras-chave:

Imagem; Filosofia; Diferença; Deleuze.

Resumo

Este artigo tem a intenção indicar um uso propositivo da noção de imagem de pensamento presente na obra Diferença e repetição de Gilles Deleuze, pois de acordo com esta referência, é típico da repetição afirmar-se, permitindo a emergência do que difere.  De outro modo, a noção de imagem do pensamento ocorre na filosofia de Deleuze em três ocasiões, nas obras Nietzsche e a filosofia, Proust e os signos e em Diferença e repetição e nestas obras, nem sempre esta perspectiva coincide, deslocando-se de um uso mais crítico para um uso mais positivo. Em termos estratégicos e metodológicos, é justamente sobre este último enfoque, de caráter construtivo, em que nos apoiaremos. A discussão gira em torno de uma imagem afirmativa do pensamento em filosofia face à diferença no ato da repetição, o que significa que a diferença em filosofia traria consigo, em seu movimento, um processo interno de diferenciação, cuja potência a repete, mas não da mesma forma, senão transmutando-a em outra possibilidade do que significa pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Américo Grisotto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor(a) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP, Brasil. Professor(a) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR, Brasil.

Referências

BERGSON, Henri. La pensée et le mouvant. 4.ed. Paris: PUF, 1993.

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. In: Educação e Realidade. Porto Alegre: 27 (02): 10-18. Jun./Dez., p. 10-18.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2003, p. 7.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1965.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Florence Universitária, 2003a.

DELEUZE, Gilles. Spinoza et problème de l’expression. Paris: Les Éditions de Minuit, 1968.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Munõz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

NEGRI, Antônio. A anomalia selvagem: poder e potência em Spinoza. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

NEGRI, Antônio. Marx Beyond Marx – Lessons on the Grundrisse. New York: Autonomedia, 1991.

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

PRÉVERT, Jacques. Déjeuner du Matin. In: Paroles. Paris: Éditions Gallimard, 1949.

SASSO, Robert; VILLANI, Arnaud. Le Vocabulaire de Gilles Deleuze. Paris: Les Cahiers de Noesis, 2003.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

GRISOTTO, Américo. Imagem do pensamento: Deleuze e a filosofia da diferença. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 244–254, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.3022. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3022. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos