Primo Levi, Simone de Beauvoir e Wittgenstein: uma apologia da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3078

Palavras-chave:

Expressão; Compreensão; Primo Levi; Simone de Beauvoir; Ludwig Wittgenstein.

Resumo

Neste texto, o nosso objetivo é indicar, seguindo o horizonte proposto por Primo Levi em Os afogados e os sobreviventes [1986], que é possível comunicar ou diminuir a distância entre o expressar e o compreender. Como hipótese, argumentaremos que embora não nos seja permitido sentir no lugar do outro, é-nos possível compreender a sua expressão; essa compreensão se daria a partir de uma conversão do olhar, fundamentada em uma vontade de comunicar. Para isso, utilizaremos – no horizonte da problemática de Levi – alguns elementos da filosofia de Simone de Beauvoir, em especial a sua noção de situação, e de Ludwig Wittgenstein, com ênfase em sua noção de apresentação panorâmica. Ambas as noções mencionadas sugerem, a nosso ver, atitudes metódicas, das quais Levi se aproximou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiana Barbosa Andrade, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas – RS, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ANDRADE, Josiana. Um retorno a Simone de Beauvoir: estudo do drama da coexistência à luz da gênese e estrutura da filosofia beauvoiriana. 2022. 315 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Pelotas.

BAKER, Gordon P. Wittgenstein’s method: neglected aspects: essays on Wittgenstein. Edited and introduced by Katherine J. Morris. Malden: Blackwell Publishing, 2004.

CONDÉ, Mauro Lúcio L. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.

DE BEAUVOIR, Simone. Pour une morale de l’ambiguïté. Paris: Gallimard, 1972.

DE BEAUVOIR, Simone. Por uma moral da ambiguidade. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DE BEAUVOIR, Simone. A força da idade. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

DE BEAUVOIR, Simone. Balanço final. Trad. Rita Braga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

DE BEAUVOIR, Simone. “Que peut la littérature? In: LECARME-TABONE, Éliane; JEANNELLE, Jean-Louis. L’Herne Beauvoir. Paris: Éditions de L’Herne, 2012.

DE BEAUVOIR, Simone. Viejos e nuevos héroes. In: DE BEAUVOIR, Simone. Escritos políticos y filosóficos. Trad. Leandro Sánchez Marín. Medellín: Ennegativo ediciones, 2019.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Trad. Luiz Sérgio Henriques São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GIOCOIA, Oswaldo. Por uma ética da vergonha e do resto. São Paulo: n-1 edições, 2018.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Trad. Maria Elisa Costa. Lisboa: Edições 70, 1969.

WITTGENSTEIN, Ludwig. “Observações sobre o ‘Ramo de ouro’ de Frazer”. Trad. João José R. L. Almeida. Suplemento Revista Digital AdVerbum, v.2, n. 2, São Paulo, 2007, pp. 186-231.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

BARBOSA ANDRADE, Josiana. Primo Levi, Simone de Beauvoir e Wittgenstein: uma apologia da comunicação. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 80–92, 2022. DOI: 10.31977/grirfi.v22i3.3078. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3078. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos