Dioniso contra Sócrates: notas sobre metafísica, otimismo e pessimismo em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i1.3107

Palavras-chave:

Nietzsche; Sócrates; Arte; Dioniso; Metafísica de artistas.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de expor a contra doutrina dionisíaca ao otimismo a partir da discussão sobre a interpretação que o filósofo Friedrich Nietzsche faz de Sócrates no livro O nascimento da tragédia. Nossa discussão traz em perspectiva a crítica nietzschiana ao denominado socratismo estético, o qual coloca a filosofia socrática longe da sua proposta para o dionisíaco na arte. Para tanto, reconstruímos os argumentos de Nietzsche e investigamos o alcance dos mesmos, como também apresentamos as considerações de Paul de Man sobre a tensão emergente. Como conclusão, apontamos para a abrangência dos conceitos de pessimismo e otimismo dentro do escopo construído. 

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Biografia do Autor

Camilo Lelis Jota Pereira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)

Doutor(a) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte – MG, Brasil. Professor(a) colaborador(a) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas – MG, Brasil.

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Publicado

2023-02-26

Como Citar

JOTA PEREIRA, Camilo Lelis. Dioniso contra Sócrates: notas sobre metafísica, otimismo e pessimismo em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche . Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 328–338, 2023. DOI: 10.31977/grirfi.v23i1.3107. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3107. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos