A felicidade utilitarista de John Stuart Mill

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v23i1.3156

Palavras-chave:

Mill; Utilitarismo; Felicidade; Prazer; Moral.

Resumo

Para John Stuart Mill prazer e felicidade não são a mesma coisa, pois uma determinada quantidade de prazer desfrutado não significa necessariamente que a pessoa alcance a felicidade na mesma proporção. A felicidade seria um apanhado geral de bem estar presente não apenas no indivíduo, mas em toda a sociedade na qual ele vive. Desta forma Mill compreende que não pode haver uma sociedade onde todos os indivíduos tenham uma quantidade ilimitada de prazeres e que sendo assim existiram pessoas sofrendo e infelizes dentro da sociedade. Contudo essa situação se alterna com o tempo entre os indivíduos, e seu ponto de vista valoriza o somatório do bem estar presente entre todas as pessoas, levando ao seu princípio da maior felicidade. Felicidade esta que não é igual a presente na escola das virtudes ou mesmo na deontológica, ela se diferencia por abordar outras questões como a razão para promover o bem, a implementação do princípio da prevenção de danos, da ajuda aos inocentes e a consideração de que os números efetivamente contam, ou seja, sua preocupação vai além do aspecto individual. Para tanto, a felicidade não pode estar desvinculada da moralidade, assim a análise das consequências das ações em pro da maior felicidade não deve contrapor os princípios morais da sociedade humana. Esses princípios morais servem como um guia para o julgamento das ações humanas, que por sua vez se são considerados corretos e bons, tendem ao caminho do prazer e consequentemente da felicidade do ponto de vista utilitarista de Mill.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Spagnolo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando(a) em Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS, Brasil. Bolsista PROSUC/CAPES Modalidade II.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: M. Claret, 2004.

BERTEN, André. Deontologismo. In: CANTO-SPERBER, Monique. Dicionário de ética e filosofia moral. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

CRISP, Roger. Routledge philosophy guidebook to Mill on utilitarianism. London and New York: Routledge, 1997.

IRWIN, Terrence. The Development of Ethics. A Historical and Critical Study. Volume III: From Kant to Rawls. New York: Oxford University Press Inc., 2009.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 2009, BA12 – BA13.

MILL, John Stuart. Essays on Ethics, Religion and Society. Vol. 10. Toronto: Universidade de Toronto, 1969.

MILL, John Stuart. A Liberdade; Utilitarismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MILL, John Stuart. Utilitarismo. Porto: Porto Editora, 2005.

MULGAN, Tim. Utilitarismo. Petrópolis: Vozes, 2012.

SIDGWICK, Henry. Os Métodos da Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

SILVEIRA, Denis Coitinho. Uma Crítica ao Utilitarismo: O Problema do Fundacionalismo e do Princípio do Sacrifício. In: PIZZI, Jovino; GHIGGI, Gomercindo (Org.). Pensamento-crítico III: utilitarismo e responsabilidade. Pelotas, RS: UFPel, 2011.

TORRES, João Carlos Brum. Sobre o Utilitarismo como teoria filosófica da moralidade. Revista UCS, Ano 1, Número 6, 2013. Disponível em: https://www.ucs.br/site/revista-ucs/revista-ucs-6a-edicao/academia/. Acessado em 20 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-26

Como Citar

SPAGNOLO, Léo. A felicidade utilitarista de John Stuart Mill. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 245–258, 2023. DOI: 10.31977/grirfi.v23i1.3156. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/3156. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos