A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt

Autores

  • João Loyola de Freitas Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (CEPCS)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v2i2.469

Palavras-chave:

Educação; Crise; Modernidade; Arendt.

Resumo

Na atualidade e em grau relevante, sobre o mais instruído ao mais desinformado habitante do mundo ocidental, paira uma idéia, um conceito de educação. A educação, por estar essencialmente ligada às crianças ou a idéia de novo, sugere, em nossa imaginação, um caráter de renovação, de transformação das realidades sociais e políticas. Porém, depois de algumas décadas da presença do sistema moderno educacional, em nossa sociedade, não se vê tanta transformação, quanto se esperava. Uma mente reflexiva que se arriscou a pensar a educação e seus problemas na modernidade, foi a pensadora política Hannah Arendt. Assim, a proposta deste artigo é rastrear a reflexão arendtiana sobre a educação moderna, apresentando: a constatação da crise educacional e sua ligação com o mundo moderno; a educação na América como exemplo de uma realidade de crise; os elementos estruturais desta educação; o que gerou a crise e como podemos lidar com este fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Loyola de Freitas, Colégio Estadual Presidente Costa e Silva (CEPCS)

Graduado em Filosofia pela Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUC – GO), Goiânia, Goiás – Brasil e Professor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva ( CEPCS), Goiânia, Goiás – Brasil.

Referências

ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 3ª reimpressão da 5ª ed. de 2000. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ARENDT, Hannah. A tradição e a época moderna. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 3ª reimpressão da 5ª ed. de 2000. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ARENDT, Hannah. O que é autoridade? In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 3ª reimpressão da 5ª ed. de 2000. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ARENDT, Hannah. Reflexões sobre Little Rock. In: Responsabilidade e julgamento. Ed. Jerome Kohn. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BARBOSA, Daniel Silva. Educação e política em Hannah Arendt. Goiânia: UCG (Relatório final de pesquisa de iniciação científica), 2006 (mimeo.)

BENJAMIN, Walter. O narrador (Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov) In: Magia e técnica, arte e política (Ensaios sobre literatura e história da cultura). 4ª ed. da 1ª edição de 1985. São Paulo: Ed. Brasiliense.

CANFIELD, Horizontina Mello. Hannah Arendt e a crise na educação. São Paulo: UMESP, 2004 (Dissertação de Mestrado); mimeo.

FELÍCIO, Carmelita Brito de Freitas. É possível reabilitar o sentido da política? Em torno do legado de Hannah Arendt. In: Revista Fragmentos de Cultura. Goiânia: Ed. UCG, v. 13, p. 167-183, especial, 2003.

GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo: Ed. FEUSP, v.32, n.3, p. 551-565, set,/dez. 2006.

PUCCI, Bruno. E a razão se fez máquina e permanece entre nós. In: Revista Educação e Filosofia, Uberlândia: Ed. UFU, v. 20, n. 39, p. 71-88, jan./jun. 2006.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Como Citar

FREITAS, João Loyola de. A crise na educação moderna segundo Hannah Arendt. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–14, 2010. DOI: 10.31977/grirfi.v2i2.469. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/469. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos