Possibilidade e totalidade: divergência ou convergência das séries? um estudo acerca da relação Leibniz e Bergson

Autores

  • Jairo Dias Carvalho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v3i1.492

Palavras-chave:

Bergson; Leibniz; Incompossibilidade; Tendência; Evolução Criadora.

Resumo

O artigo pretende estabelecer uma relação entre Leibniz e Bergson a partir do problema bergsoniano da divergência das direções, séries e tendências de evolução da vida e do conceito de incompossibilidade em Leibniz. Para Leibniz a incompossibilidade é um princípio de exclusão de séries que pertencem a mundos possíveis diferentes pensados como totalidades seqüenciais completas e determinados internamente. Para Bergson a vida é entrosamento mútuo de tendências e a evolução criadora é impulso ao desdobramento destas tendências que se desenvolvem em direções ou séries divergentes. Estas tendências diferentes que se mantêm unidas na origem e que se atualizam em direções ou séries evolutivas divergentes podem ser ditas incompossíveis?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Dias Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais – Brasil, Professor Associado e membro do Programa de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais – Brasil.

Referências

BERGSON, H. Essai sur les données immédiates de la conscience. Paris: Quadrige/ PUF, 1997.

BERGSON, H. A Evolução Criadora. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

BERGSON, H. O pensamento e o Movente. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o Barroco. Trad. Luiz B.L. Orlandi. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LEIBNIZ, G. W. Discurso de Metafísica e outros textos. Apresentação e notas de Tessa Moura Lacerda. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LEIBNIZ, G. W. Essais de Théodicée: Sur la bonté de Dieu, la liberté de l’homme et l’origine du mal. Préface et notes de Jacques Jalabert. Paris: Aubier Montaigne: 1956.

WORMS, F. Annales Bergsoniennes lll: Bergson et la science, avec des inédits de Bergson, Canguilhem, Cassier. Paris: PUF: 2007.

Downloads

Publicado

2011-06-14

Como Citar

CARVALHO, Jairo Dias. Possibilidade e totalidade: divergência ou convergência das séries? um estudo acerca da relação Leibniz e Bergson. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 50–62, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v3i1.492. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/492. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos