Retórica e filosofia no Fedro de Platão: uma crítica à leitura de Trabattoni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.507

Palavras-chave:

Éros; Dialética; Filosofia; Retórica.

Resumo

O diálogo Fedro apresenta um difícil problema de interpretação para os leitores de Platão: como unificar as duas principais temáticas discutidas no texto – a do amor e a da arte dos discursos. Em trabalho recente, o comentador italiano Franco Trabattoni propõe como chave de leitura a ideia de que Platão vincula os temas do amor e da arte dos discursos por meio de uma tese acerca da natureza do pensamento e do discurso filosófico. Segundo Trabattoni, a tese em questão implica um reconhecimento das limitações do conhecimento filosófico em sua pretensão de acesso à verdade. Ao longo deste artigo será argumentado que a leitura de Trabattoni, ao omitir aspectos importantes do texto de Platão, é inadequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Rodrigues Siqueira, Universidade Castelo Branco (UNICASTELO)

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo – Brasil, Professor e Coordenador do curso de Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), São Paulo - Brasil.

Referências

CALVO, Tomas. “Socrates first speech in the Phaedrus and Plato’s criticism of rethoric” in ROSSETI, L. (ed.) Understanding the Phaedrus – Proceedings of the II Symposium Platonicum. Sankt Augustin: Academia Verlag, 1992.

KHAN, Charles H. Plato and the socratic dialogue: the philosophical use of a literary form. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

PLATO. Phaedrus. Translated by Harold N. Flower. London: Harvard University Press, 2005 (Loeb Classical Library).

PERINE, Marcelo. Retórica é/e filosofia. Leituras do Fedro, p. 1. Comunicação proferida no X Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos, 2003.

TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Tradução de Fernando E. de B. R. Puente e Roberto B. Filho. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

SIQUEIRA, Jean Rodrigues. Retórica e filosofia no Fedro de Platão: uma crítica à leitura de Trabattoni. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 96–104, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v4i2.507. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/507. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos