O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v5i1.515

Palavras-chave:

Marcuse; Ideologia; Sociedade; Capitalismo.

Resumo

Este estudo tem como finalidade analisar a perspectiva da arte como parte do aparato de dominação social, desenvolvida na obra A ideologia da sociedade industrial, de Herbert Marcuse. Para isso, utilizaremos como referência constante as teorias propostas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, em especial Theodor W. Adorno e Max Horkheimer no que diz respeito, sobretudo, ao termo “indústria cultural”, cujo conceito aparece no capítulo homônimo de A dialética do esclarecimento.  Apoiaremo-nos também na tese de doutorado de Imaculada Kangussu, intitulada Leis da liberdade: as relações entre Estética e Política na Filosofia de Herbert Marcuse, e, ainda, nas demais obras marcuseanas, com destaque para Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Benedito de Freitas Teodoro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro (UFOP), Minas Gerais – Brasil. Bolsista CAPES.

Referências

ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas volume 1. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HEGEL, G.W.F. A Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses e Karl-Heiz Efken. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.

KANGUSSU, Imaculada. Leis da liberdade. A relação entre Estética e Política na obra de Herbert Marcuse. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

KANGUSSU, Imaculada. Marcuse Vida e Arte. In: HADDOCK-LOBO, Rafael (Org.) Os Filósofos e a Arte. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2010.

MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. O Homem Unidimensional. Trad. Giasone Rebuá Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MARCUSE, Herbert.. Eros e Civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 1999.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. v. 1. Tradução de Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. v. 2. Tradução de Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro, Robespierre de Oliveira São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.

MARCUSE, Herbert. A Arte na Sociedade Unidimensional. In: LIMA, Luis Costa(Org.). Teoria da Cultura de Massa.Trad. Luis Costa Lima. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Trad. Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARX, Karl. O Capital. Livro Primeiro. Tomo I. Trad. Regis Barbosa e Flávio Kothe, São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MATOS, Olgária. Os Arcanos do Inteiramente Outro. A Escola de Frankfurt. A Melancolia e a Revolução. São Paulo: Brasiliense, 1989.

MATOS, Olgária. A Escola de Frankfurt: luzes e sombras do Iluminismo. São Paulo: Moderna, 2006.

ROUANET, Sérgio Paulo. Marcuse. In: Teoria Crítica e Psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1983.

Downloads

Publicado

2012-06-14

Como Citar

TEODORO, Jorge Benedito de Freitas. O papel da arte apresentado por Herbert Marcuse em a ideologia da sociedade industrial. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 120–140, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v5i1.515. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/515. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos