Problemas do historicismo contemporâneo – revolução em Castoriadis e redescrição em Rorty

Autores

  • Hilton leal da Cruz Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v6i2.530

Palavras-chave:

Historia; Pragmatismo; Política; Hegelianismo.

Resumo

O presente artigo tem como objeto o historicismo, a abordagem filosófica que considera a  história como um fator crucial para a configuração dos valores e crenças e critérios dos homens e mulheres. De modo mais específico, eu exploro nas páginas seguintes alguns problemas que cercam a abordagem historicista e sua relação com a ação política e o discurso filosófico. Faço isso através da análise do pensamento de dois filósofos cuja contribuição tem sido considerada muito importante para a filosofia política hodierna: Cornélius Castoriadis e Richard Rorty. Ambos os autores, além de decididamente historicistas, desenvolveram sua obra a partir de crítica e releitura de alguns elementos filosofia hegeliana e os dois procuram oferecer uma alternativa para a filosofia marxista. A minha análise de Castoriadis acompanha a sua crítica ao “universalismo objetivista do marxismo” e a sua proposta de uma “ontologia histórica” para daí então comentar alguns  possíveis problemas decorrentes do seu  historicismo. Em seguida eu exploro as possíveis  virtudes da filosofia de Castoriadis, apontadas por Richard Rorty, para em seguida mostrar como o próprio Rorty oferece uma possível saída aos impasses do historicismo de Castoriadis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilton leal da Cruz, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia – Brasil, pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa Poética Pragmática, sob orientação do professor José Cirsóstomo de Souza

Referências

CASTORIADIS, Cornélius. A Instituição Imaginária da Sociedade, Trad. Guy Reynand, Ed. Paz e Terra, RJ, 1982.

CASTORIADIS, Cornélius. Sujeito e verdade no Mundo Social Histórico, Trad. Eliana Aguiar, Ed. Civilização Brasileira, RJ, 2007.

HABERMAS, Jürgen, O Discurso Filosófico da Modernidade, Trad. José Simões Loureiro, Ed. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1990.

RORTY, Richard, A Filosofia e o Espelho da Natureza, Trad. Jorge Pires, Ed. Dom Quixote, Lisboa, 2004.

RORTY, Richard. Filosofia Como Política Cultural, Trad. João Carlos Pijnapel, Ed. Martins fontes, SP, 2009.

RORTY, Richard. Contingência, Ironia e Solidariedade, Trad. Vera Ribeiro, Ed. Martins Fontes, SP, 2007.

RORTY, Richard. Ensaios Sobre Heidegger e Outros, Trad. Antonio Casanova, Ed. Relume Dumará, RJ, 2002.

RORTY, Richard. Filosofia, Racionalidade e Democracia, Trad. José Crisóstomo de Souza, Ed. UNESP, SP, 2005.

CRUZ, Hilton Leal da, A Vida Como Acordo e Construção de Si-Próprio, Revista IDEAÇÃO, UEFS, Nº 18/2007

STEPLEVICH, Lawrence. “Max Stirner As Hegelian” in Journal of History of Ideas, Vol.46. Nº4, Ed. University Of Pennsylvania Press, 1985.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

CRUZ, Hilton leal da. Problemas do historicismo contemporâneo – revolução em Castoriadis e redescrição em Rorty. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 138–151, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v6i2.530. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/530. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos