A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v6i2.532

Palavras-chave:

Nietzsche; Cultura; Modernidade; História; Educação.

Resumo

O presente artigo discute a crítica de Friedrich Nietzsche ao modo como a noção de história foi utilizada, enquanto um saber objetivo, no âmbito da cultura e da educação na modernidade. O filósofo sustenta que na cultura moderna há um uso desmedido da história, o que constitui um vício que legitima as pseudo-culturas. A educação é, por excelência, o meio propagador da cultura e, segundo Nietzsche, a educação moderna reproduz e legitima um tipo de saber superficial e especializado, que é contrário à vida. No presente artigo elucida-se o conceito de cultura nietzschiano, a fim de compreender as linhas gerais dos apontamentos do filósofo acerca da relação entre história, cultura e educação na modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo – Brasil, professor de filosofia no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina - Brasil.

Rodrigo Abrantes Cesar, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina – Brasil, mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina – Brasil.

Referências

BARROS, Marcio B. Nietzsche e o Problema da Cultura. Tese de Doutorado em Filosofia. Campinas: Unicamp, 2006. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=vtls000408654m , acessado dia 23/02/2012

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia a História. In: Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2005.

KOFMAN, Sarah. Os conceitos de cultura nas Extemporâneas ou a dupla dissimulação, In: Nietzsche Hoje?. MARTON, Scarlet (org.). São Paulo: Brasiliense, 1985.

HABERMAS.Jünger. O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 2010.

NIETZSCHE.F. Unzeitgemässe Betrachtungen I, in Kritiche Studienausgabe, Vol. 1, Berlin: Walter de Gruyter, 1978.

NIETZSCHE.F. Nietzsche: Escritos sobre história. Da utilidade e desvantagem da história para a vida. SOBRINHO, N. (org). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.

NIETZSCHE.F. David Strauss, o sectário e o escritor. São Paulo: Escala, 2008.

NIETZSCHE.F. Nietzsche: Escritos Sobre Educação. Sobre o Futuro de Nossos estabelecimentos de ensino. SOBRINHO, N. (org). Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2009.

NIETZSCHE.F. Ecce-Homo: como cheguei a ser o que sou. São Paulo: Martin Claret, 2003.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

KRAEMER, Celso; CESAR, Rodrigo Abrantes. A história no âmbito da crítica de Nietzsche educação e à cultura na modernidade. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 14–26, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v6i2.532. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/532. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos