A fenomenologia da percepção a partir da autopoiesis de Humberto Maturana e Francisco Varela

Autores

  • Claudia Castro de Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v6i2.538

Palavras-chave:

Autopoiesis; Fenomenologia; Biologia do conhecer.

Resumo

No presente artigo pretendo apresentar a Autopoiesis, uma teoria formulada pelo biólogo chileno Humberto Maturana e pelo médico chileno Francisco Varela. Além de mostrar as similaridades entre o processo orgânico e o processo epistemológico, presentes nesta teoria, busco ressaltar a importância da Autopoiesis não somente no campo científico, como teoria epistemológica, mas também no campo ético e cultural, como uma teoria que ressalta desde a dinâmica interna do ser vivo, enquanto unidade (autopoiética), até a importância de sua interação com o mundo em que vive. Assim, descrevo a formação do processo cognitivo através dos fundamentos autopoiéticos e de conceitos centrais, tais como: fronteira membranosa, metabolismo dinâmico, sistema operacionalmente fechado, acoplamento estrutural e deriva natural. A Autopoiesis demonstra que a experiência cognitiva do observador é intrínseca a sua estrutura biológica, ressaltando, assim, o papel do observador e questionando a validade de suas certezas sobre o que se propôs observar. A proposta deste trabalho será, portanto, trazer a discussão sobre a forma como conhecemos e sobre o processo de aprendizagem do homem e a influência de sua estrutura biológica e toda complexidade de fatores que estão envolvidos na extensa rede da vida que serão considerados aqui, fatores que são, antes de tudo, biológico-culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Castro de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Brasil.

Referências

CASTAÑON, G. A. Construtivismo e ciências humanas. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m22542.pdf Acessado em: 18/09/2011

MATURANA, H. R.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do

entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.

MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Organização e tradução Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz. Belo horizonte, MG: Ed. UFMG, 1997.

MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e

Victor Paredes. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2001.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando Campos Forte. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA, H. R. La realidad: ¿Objetiva o construída? Barcelona: Anthropos; México: Universidad Iberoamericana; Guadalajara (México): Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO), 1995-1996.

MATURANA, H. R. El sentido de lo humano. Santiago: Hachette, 1992.

MATURANA, H. R. “Transdisciplinaridade e cognição”: Educação e transdisciplinaridade. 1º

Encontro Catalisador do CETRANS (org.) - Escola do Futuro – USP - Itatiba, SP:

abril/1999. P. 79-110. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127511por.pdf Acessado em: 10/10/2011.

OKASHA, S. Realismo e anti-realismo. Crítica Revista de Filosofia. Tradução de Luiz Helvécio Marques Segundo e Sérgio R. N. Miranda. Disponível em: http://criticanarede.com/realismo.html Acessado em: 10/10/2011

PESCE, L. Teorias da Autopoiesis: Maturana e Varela. Disponível em: http://www.slideshare.net/lucilapesce/teoria-da-autopoiese-maturana-e-varela Acessado em: 12/10/2011.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

ANDRADE, Claudia Castro de. A fenomenologia da percepção a partir da autopoiesis de Humberto Maturana e Francisco Varela. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 98–121, 2012. DOI: 10.31977/grirfi.v6i2.538. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/538. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos