Da legitimidade à tirania: Tocqueville e a onipotência da maioria na democracia norte-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v7i1.551

Palavras-chave:

Democracia; Filosofia Política; Tocqueville; Tirania da maioria.

Resumo

A proposta desse estudo consiste em discutir um dos mais iminentes problemas que concernem às repúblicas democráticas, qual seja: a tirania da maioria sobre as minorias. Para tal, tomaremos como referência as análises desenvolvidas por Alexis de Tocqueville em A Democracia na América, sobretudo no que se referem à onipotência da maioria na democracia norte-americana. Como um dos maiores perigos dos governos democráticos sempre estará a possibilidade de instauração do despotismo, não sob a força do império de um só, como no exemplo da monarquia, mas através da tirania exercida pela maioria. Trata-se, pois, de discutir os limites do poder popular e da força da maioria na democracia, frente ao risco de aniquilamento da liberdade individual e dos grupos minoritários que, sob a égide da homogeneidade social, são socialmente postos à margem dos direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Menstrando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

COUTANT, Arnaud. “Tocqueville, un penseur républicain”. In. Les cahiers de psychologie politique, n. 17, jul. 2010. Disponível em: <http://lodel.irevues.inist.fr/cahierspsychologie politique/index.php?id=1673>. Acesso em novembro de 2012.

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1977.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução, organização, nota prévia, anexos e notas de Fausto Castilho. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012. (Multilíngues de Filosofia Unicamp).

LA BOÉTIE, Étienne de. Discurso da servidão voluntária. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

JASMIN, Marcelo. O despotismo na obra de Alexis de Tocqueville. Instituto de estudos avançados da Universidade de São Paulo. Texto disponível em http://www.iea.usp.br/iea/ artigos/jasmintocqueville.pdf Acesso em outubro de 2012.

MAGALHÃES, Fernando. “O passado ameaça o futuro - Tocqueville e a perspectiva da democracia individualista. In. Tempo Social Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 12(1): 141-164, maio de 2000.

MENDES, Valdenésio Aduci. “O despotismo democrático e a redução do homem em Tocqueville”. In. Revista eletrônica dos pós-graduandos em sociologia política da UFSC. Vol. 4, n. 1 (1), agosto/dezembro, 2007. p. 119-140.

REIS, Helena Esser dos. “Tocqueville e a democracia”. In. BARBOSA, Walmir (org.). Estado e Poder Político. 2004. Disponível em http://pt.scribd.com/doc/74524005/2004-Tocqueville-e-a-Democracia-1

RICHTER, Melvin. “Tocqueville on Threats to Liberty in Democracies”. In. WELCH, Cheryl B. The Cambridge companion to Tocqueville. Cambridge Universityy Press, 2007. pp. 245-275. (Cambridge Collections Online)

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores)

SANTOS, Célia Quirino dos. Tocqueville: a realidade da democracia e a liberdade ideal. Instituto de estudos avançados da Universidade de São Paulo. Texto disponível em http://www.iea.usp.br/iea/textos/santostocqueville.pdf Acesso em outubro de 2012.

TOQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América: leis e costumes – de certas leis e certos costumes políticos que foram naturalmente sugeridos aos americanos por seu estado social democrático. Tradução de Eduardo Brandão; prefácio, bibliografia e cronologia de François Furet. Vol. I – 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Paidéia)

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

FILHO, José Reinaldo Felipe Martins. Da legitimidade à tirania: Tocqueville e a onipotência da maioria na democracia norte-americana. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 55–67, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v7i1.551. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/551. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos