Da ação ao comportamento: o espaço público da oikonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v7i1.555

Palavras-chave:

Eclipse do político; Limiar; Homo laborans; Governamentalidade; Dispositivo.

Resumo

O texto faz uma reflexão teórica a partir de Benjamin, Arendt, Foucault e Agamben. Em um primeiro momento faz-se uma análise da assertiva benjamineana de que “tornamo-nos muito pobres de experiências liminares”. Em seguida associamos essa idéia de “aniquilamento das transições” à idéia de homogeneidade e efemeridade da experiência urbana contemporânea.  A partir desse ponto o texto articula essa homogeneidade com uma idéia de empobrecimento da esfera do comum, ou seja, do político, em prol de uma “gestão de necessidades”: a gestão como sucedânea do político, que se refletiria na produção contemporânea do espaço e na “(des)construção do comum”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Gigante Ferraz, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Filosofia pela Université de Paris I Panthéon-Sorbonne – França. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia – Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O que é um dispositivo?”. In, O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Ed. Unochapecó, 2010

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer. o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2ª Ed, 2010

AGAMBEN, Giorgio. Lo abierto. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editores, 2006.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

BENJAMIN Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006

DUARTE, André. Vidas em risco. Crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits, vol. II. Paris: Quarto Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Securité, territoire, population. Paris: Gallimard, 2004

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Entre a vida e a morte”. In Otte Georg, Seldmayer Sabrina e Cornelsen Elcio (org) Limiares e passagens em Wlater Benjamin. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

FERRAZ, Fernando Gigante. Da ação ao comportamento: o espaço público da oikonomia. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–8, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v7i1.555. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/555. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos