Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.563

Palavras-chave:

Cultura afirmativa; Estética; Sociedade; Civilização.

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer uma análise da noção de "cultura afirmativa" em Herbert Marcuse, estabelecendo algumas aproximações de sua teoria crítica com as reflexões a respeito da técnica empreendidas por Martin Heidegger. O que temos em mente é que a cultura forma a sociedade, constituindo a civilização. Mas será que podemos dizer que civilização e sociedade são a mesma coisa? Será que a cultura realmente é aquilo que forma a sociedade e a civilização? A preocupação que devemos ter, portanto, é tentar definir o que nos faz sermos humanos e o que nos faz viver em sociedade. Com esta análise, essencialmente bibliográfica, pretendemos mostrar que Marcuse pode nos apontar um caminho para a superação da "cultura afirmativa", buscando uma fruição estética que esteja acima das relações econômicas e ideológicas da sociedade burguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), Praná – Brasil. Professor da Universidade Estadual de Roraima ( UERR), Roraima – Brasil.

Cristiane Bade Favreto, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestre em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), Paraná – Brasil. Professora da Universidade Federal de Roraima ( UFRR), Roraima – Brasil.

Referências

ADORNO, T. W. ; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. 2º ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1978.

HORKHEIMER, Max. Filosofia e Teoria Crítica. In: Textos Escolhidos. São paulo: Cultura, 1968, p. 163. (Coleção Os Pensadores).

MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e Sociedade - Vol. 1. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade: Heidegger e a reconstrução do real. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.

SILVA, Rafael Cordeiro. A arte e reconciliação em Herbert Marcuse. Trans/Form/Ação, São Paulo, Vol. 28, nº. 1. 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

FAVRETO, Elemar Kleber; FAVRETO, Cristiane Bade. Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 140–150, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.563. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/563. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos