Merleau-Ponty, Foucault e a violência na URSS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.573

Palavras-chave:

Violência; União Soviética; Biopoder; Terror; Racismo.

Resumo

Michel Foucault (1926-1984), no curso Em defesa da sociedade (1976), explica a relação entre o biopoder e o racismo. Dentre as modalidades de racismo praticadas desde o século XIX, Foucault inclui o socialismo, sendo que neste há um racismo de tipo evolucionista, biológico, que funciona plenamente em relação aos doentes mentais, aos criminosos, aos adversários políticos etc., que foi necessário sempre que o socialismo teve de insistir no problema da luta contra o inimigo e da eliminação do adversário no interior da sociedade capitalista, e apareceu porque foi a única maneira, nesse caso, de pensar uma razão para matar o adversário. Por outro lado, Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) publicou, em 1947, o livro Humanismo e Terror, no qual invoca o problema da violência praticada pela União Soviética (URSS), pondo em evidência a teoria e a prática da violência pelo regime comunista. Para Merleau-Ponty, quando se vive numa época em que a base tradicional de uma sociedade se destrói e o homem deve reconstruí-la e reconstruir também as relações humanas, a liberdade de cada um desaparece e a violência aparece. Isso seria como foi o princípio do comunismo, com Lênin. O que Merleau-Ponty questiona é se a violência praticada em 1947 pelo mesmo regime tem o mesmo sentido que tinha no leninismo. O objetivo deste trabalho é verificar se há e quais são os pontos de toque entre a visão foucaultiana do racismo de Estado praticado pela URSS e a violência revolucionária identificada por Merleau-Ponty na mesma URSS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Viana de Araujo Zanfra, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo – Brasil, bolsista FAPESP.

Referências

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Estratégia, Poder-Saber. Organização de textos de Manoel Barros da Motta. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Humanismo e Terror. Tradução de Naume Ladosky. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

ZANFRA, Beatriz Viana de Araujo. Merleau-Ponty, Foucault e a violência na URSS. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 14–23, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.573. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/573. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos