Hannah Arendt e a perda do espaço público

Autores

  • Antônio Batista Fernandes Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.589

Palavras-chave:

Hannah Arendt; Política; Esfera pública; Esfera privada.

Resumo

O proposito desse artigo é examinar a partir do pensamento político de Hannah Arendt a distinção entre esfera pública e esfera privada, e o modo como na modernidade a esfera da vida privada alcançou uma significação pública jamais tida antes. Para tanto, iniciamos pela divisão que os gregos e os romanos faziam dessas duas esferas, dando mais ênfase para os gregos, onde as questões relativas ao campo da vida privada jamais podiam adentrar ao domínio público. Portanto, é somente na modernidade que a esfera pública tornou-se apenas uma função da esfera privada, possibilitando, assim, que a vida e a necessidade ascendessem ao centro da questão política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Batista Fernandes, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Ceará – Brasil. Professor do curso de Filosofia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) Ceará – Brasil.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11º Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Karl Marx y latradicion Del pensamiento político occidental: reflexiones sobre La revolución húngara. Madrid: Encuentro, 2007a.

ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007b.

AMITRANO, Georgia Cristina. Ecos de razão e recusa: uma filosofia da revolta de Homens em Tempos Sombrios. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2007. (Tese de Doutorado).

CARDOSO JUNIOR, Nerione N. Hannah Arendt e o declínio da esfera pública. 2ª Ed. Brasília: Senado federal, secretaria especial de editorações, 2007.

CORREIA, Adriano. A questão social em Hannah Arendt: apontamentos críticos. Revista Filosofia Aurora, Curitiba, v. 20, n. 26, p.101-112, jan./jun., 2008.

LEFORT, Claude. Pensamento político. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

MELO, Hygina Bruzzi de. A dissolução do político: morte e vida do espaço público. Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. XVII, n. 49, p. 29-53, abr./jun. 1990.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2014-06-15

Como Citar

FERNANDES, Antônio Batista. Hannah Arendt e a perda do espaço público. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 210–220, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v9i1.589. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/589. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos