À procura da origem da obra de arte: Heidegger leitor de Aristóteles

Autores

  • Carlos Arthur Resende Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v10i2.614

Palavras-chave:

Arte; Matéria e Forma; Causa Final; Terra e Mundo; Desvelamento.

Resumo

No presente trabalho, pretende-se abordar a destruição fenomenológica, operada por Heidegger no ensaio A Origem da Obra de Arte, dos termos "matéria" e "forma", tomados da filosofia aristotélica como fio condutor da interpretação do ente enquanto tal e, por conseguinte, também da obra de arte. Para Heidegger, tal par conceitual procede da interpretação do modo de ser do utensílio, e, portanto, não diz respeito ao modo de ser específico da obra. Como a história da metafísica orientou-se pelos termos "matéria" e "forma" como fio condutor da interpretação do ente como tal, toda estética e toda filosofia da arte estão, para Heidegger, assentadas na compreensão de um modo de ser que é estranho à obra. Cabe a desconstrução desses conceitos como primeiro passo no caminho para a essência da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Arthur Resende, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro – Brasil.

Referências

ARISTÓTELES. Physique (I-IV). Texte établi et traduit par Henri Carteron. Paris: Les Belles Lettres, 1983.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. In: Caminhos de Floresta. Tradução de Irene Borges-Duarte et al. 2.ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

PLATÃO. O Banquete. In: Diálogos. Tradução de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (Col. Os Pensadores).

RILKE, Rainer-Maria. Sonetos a Orfeu e Elegias de Duíno. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

RESENDE, Carlos Arthur. À procura da origem da obra de arte: Heidegger leitor de Aristóteles. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 152–163, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v10i2.614. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/614. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos