O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gastón Bachelard

Autores

  • Willian dos Santos Godoi Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.629

Palavras-chave:

Simplicidade; Paralela;. Simultaneidade; Física não-newtoniana; Geometria não-euclidiana.

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo apresentar o problema das ideias de natureza simples para o desenvolvimento da ciência. Partindo da perspectiva de Gaston Bachelard, apresentaremos dois casos específicos da geometria e da física em relação ao problema da simplicidade de suas noções de base, desde as dificuldades ocasionadas pela simplificação até a superação realizada pelo desdobramento das ideias simples de “paralelas” e “simultaneidade” através do desdobramento dessas noções. A ciência contemporânea ao utilizar como ferramenta metodológica a teorização matemática, descobre que os fenômenos estudados por ela são compostos por diversos tipos de relações que escapam a análise puramente empírica. A matemática consegue examinar de maneira mais profunda o fenômeno, e descobre que aquilo que parece simples aos sentidos, é na realidade, complexo, pelo fato de ser composto por uma diversidade de elementos. O pensamento científico moderno com base no cartesianismo procurava sempre partir da análise daquilo que é considerado simples, e desse modo, acaba mutilando algumas características que compõe os fenômenos. O método matemático possibilita a deformação das ideias simples, permitindo que a ciência contemporânea altere quando necessário suas noções de base. Os avanços na área da física e da geometria são exemplos de reformulação de pensamento, devido à alteração dos princípios simples sobre os quais estavam assentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian dos Santos Godoi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrando na linha de Ontologia e Epistemologia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) , Paraná – Brasi.

Referências

BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)

BACHELARD, Gaston. Epistemologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

BACHELARD, Gaston. O materialismo racional. Lisboa: Edições 70, 1990.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico; A filosofia do não; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores)

BIEZUNSKI, Michel. História da física moderna. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. 2. ed., [rev.] São Paulo: Edgard Blücher LTDA, 1996.

BULCÃO, Marly. O racionalismo da ciência contemporânea: uma análise da epistemologia de Gaston Bachelard. Rio de Janeiro: Antares, 1981.

EINSTEIN, Albert. A teoria da relatividade especial e geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

GODOI, Willian dos Santos. O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gastón Bachelard. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 268–288, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v11i1.629. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/629. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos