Os cursos de estética de Hegel e suas implicações sobre o cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.649

Palavras-chave:

Hegel; Cursos de Estética; Cinema.

Resumo

O artigo ora apresentado trata da possibilidade de os conceitos trabalhados por Hegel em seus Cursos de Estética serem aplicados à compreensão da arte cinematográfica. Para tal, há a indagação se a cinematografia seria uma percepção contemporânea para o Belo ou se o cinema é arte porque se serve de outras formas artísticas para compor-se. Tendo como base o método bibliográfico, o trabalho em questão se debruça sobre os trechos dos Cursos de Estética, bem como outros autores que comentam a arte em Hegel, de forma a entender o movimento  realizado pelo Espírito, o qual  também é presente na manifestação artística a fim de compreender-se a si próprio. Na dinâmica espiritual da arte, o cinema pode nesta ser incluído, visto tratar-se de obra cultural destinada a ser apresentada a um grupo amplo e compreendida por ele. Neste âmbito, a leitura do texto hegeliano resulta no encontro de similaridades entre o conceito de Espírito como algo próximo a uma construção simbólica de um povo ou segmento social, com o cinema como um produto artístico empedernido de códigos e significados que também é direcionado a um público. Este artigo conclui ser bem-vindo um esboço, sob as nomenclaturas legadas por Hegel, de um conceito que contemple a atividade cinemática dentre as demais obras de arte abrangidas pelo filósofo nos Cursos de Estética. Além disso, o artigo encontra a compreensão de que o Espírito, com o cinema, tornou-se mais acessível ao público, o que acarreta num melhor entendimento de si mesmo pela arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrygo Rocha Macedo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará – Brasil.

Referências

AUMONT, J. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. São Paulo: Loyola, 1995.

HEGEL, G. W. F. Cursos de estética I. São Paulo: Edusp, 2001

HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética III. São Paulo: Edusp, 2002.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 2011

LEVIN, Tom. From Dialectical to Normative Specificity: Reading Lukács on Film. New German Critique, No. 40, Special Issue on Weimar Film Theory (Winter, 1987), pp. 35-61. Duke University Press.

SHOHAT, Ella. "Imaging Terra Incognita: the disciplinary gaze of Empire". Public Culture, Vol. 3, No. 2: Spring 1991, pages 41-70.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

MACEDO, Rodrygo Rocha. Os cursos de estética de Hegel e suas implicações sobre o cinema. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 348–355, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v12i2.649. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/649. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos