Sobre um entendimento irracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.663

Palavras-chave:

Schopenhauer; Kant; Intuição; Entendimento; Razão.

Resumo

Apresento aqui por que Schopenhauer entende a natureza como um conceito construído pelo homem, abstrata e conceitual: uma palavra. Schopenhauer reformulou o idealismo transcendental de Kant para que os conceitos do entendimento não fizessem referência à sensibilidade, porque animais tem experiência do mundo fenomênico, ao contrário do que a teoria kantiana nos leva a crer. Afinal, em Kant, animais teriam de lidar com conceitos para representar objetos, o que Schopenhauer nega. Na teoria schopenhaueriana nossas percepções não necessitam das categorias do entendimento (conceitos, linguagem) para elaborar o objeto da experiência possível e tornar-se representação. O entendimento kantiano será mostrado como um objeto híbrido: meio representação, meio coisa-em-si, pois Kant misturou o pensar e o intuir, tornado a experiência e o mundo objetivo dependentes do entendimento (conceitual).  Porém, para Schopenhauer o objeto individual, as percepções são independentes do pensamento abstrato. O pensamento se envolve com conceitos e abstrai o que é comum dos objetos, originando-os. Já o entendimento é irracional, intuitivo e perceptivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Francisco Rodrigues Filho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Rio Grande do Sul – Brasil. Bolsista CAPES/PROSUP

Referências

CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Gottlieb. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Editora universidade de São Paulo, 1994.

CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Schopenhauer e a crítica da razão – a razão e as representações abstratas. Discurso, n.19, jul./dez, São Paulo, 1989, p.91-106.

LEFRANC, Jean. Compreender Schopenhauer. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

MARQUES, Fabrício. Com pedras e varetas: macaco-prego usa ferramentas para quebrar frutos ou caçar formigas. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n.135, maio 2007. Disponível em: < http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3226&bd=1&pg=1&lg=>. Acesso em: 14 nov.2011.

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. O problema do conhecimento em Schopenhauer. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, n. 36, p. 263-287, out de 2004.

PERNIN, Marie-José. Schopenhauer: decifrando o enigma do mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zarar editora, 1995.

SCHOPENHAUER, Arthur. Crítica da Filosofia Kantiana. Tradução Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: editora Abril Cultural, 1991. (Os pensadores, 5ª. Edição). Publicado com a obra O mundo como vontade e representação (III parte) e Parerga e paralipomena (capítulos V, VII, XII, XIV).

SCHOPENHAUER, Arthur. La quadruple raiz del principio de razón Suficiente. Buenos Aires: El Anteneo Editorial, 1950.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e representação. Porto: RÉS-Editora Editorial, 1980.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a visão e as cores. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2003

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre la voluntad em la naturaleza. Madrid: Alianza Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

FILHO, Márcio Francisco Rodrigues. Sobre um entendimento irracional. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 160–173, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v12i2.663. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/663. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos