Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v13i1.684

Palavras-chave:

Família; Gênero; Natureza; Espírito; Razão.

Resumo

 Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais. Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a natureza no espírito, sem negá-la. Esse trabalho visa a questionar se as atribuições dos papéis espirituais de acordo com o sexo natural dos membros da família que Hegel faz são coerentes com de teses e conceitos mais fundamentais de seu próprio sistema, como a relação entre as noções de natureza e espírito, e questionar se, assim, sua filosofia pode cumprir com o seu propósito mais fundamental, o de efetivar a ideia de liberdade na instância familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marloren Lopes Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do sul – Brasil. Bolsista CAPES.

Referências

BAILLIE, James. B. The origin and significance of Hegel’s logic: a general introduction to Hegel’s system. Kitchener: Batoche Books, 1999.

HEGEL, Georg. W. F. Ciência da lógica: Excertos. São Paulo: Barcarolla, 2011.

HEGEL, Georg. W. F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio. São Paulo: Loyola, 1995.

HEGEL, Georg. W. F. Linhas fundamentais da filosofia do direito. São Leopoldo: Editora Unisinos, Editora Unicap, Edições Loyola, 2010.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2010.

SÓFOCLES. Antígona. Rio de Janeiro: Topbooks, 2006.

WALLACE, William. The logic of Hegel: Prolegomena to the study of Hegel’s philosophy and especially of his Logic. Oxford: Claredon Press, 1894.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Como Citar

MIRANDA, Marloren Lopes. Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 287–305, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v13i1.684. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/684. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos